O aspecto icônico da linguagem visual

Autores

  • Fábio Rogério Batista Lima Universidade Estadual Paulista - (UNESP) Campus de Marília.
  • Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Cos Santos Universidade Estadual Paulista - (UNESP) Campus de Marília.

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2019v24n1p147

Palavras-chave:

Princípios do Alfabetismo Visual, Sintaxe da Imagem, Ícone, Semiótica

Resumo

Introdução: A percepção das informações nos signos imagéticos, representadas em diversas formas e suportes, como por exemplo: nas fotografias, nas pinturas e nos diagramas, estão repletas de informações implícitas e explícitas. Uma fotografia, por exemplo, representa um objeto, pessoa ou lugar existente, ou algum momento histórico, ao mesmo tempo em que contém informações físicas de sua própria materialidade. Objetivo: Traçar uma relação entre a Semiótica de Charles Sanders Peirce e o estudo da forma, utilizada no livro 'Sintaxe da Linguagem Visual'. Metodologia: O estudo é de caráter teórico, de nível descritivo e exploratório e teve como base a observação sistemática qualitativa da bibliografia coletada sobre a temática da Semiótica de Charles Sanders Peirce. Resultados: Foi apresentado o conceito de ícone e suas variáveis, bem como, traçou-se uma relação do signo icônico com o estudo dos elementos visuais. Conclusões: A comunicação visual, especialmente atrelada à linguagem imagética, relaciona-se em seus aspectos sintáticos e semânticos com o estudo da Semiótica. É de suma importância o alfabetismo visual como um método facilitador de extração de informações sígnicas contidas nas sintaxes visuais, mais especificamente nas imagens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Rogério Batista Lima, Universidade Estadual Paulista - (UNESP) Campus de Marília.

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília, Brasil. Departamento de Ciência da Informação - Área: Informação, Tecnologia e conhecimento.Docente no curso de Aprendizagem Profissional do SENAC - Serviço Nacional de Aprendizagem Profissional, Marília-SP.

Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Cos Santos, Universidade Estadual Paulista - (UNESP) Campus de Marília.

Livre docente em Catalogação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília. Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo, Brasil. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de Marília, Brasil.

Referências

AUMONT, J. A imagem. Campinas: Papirus, 1993.

BARRETO, A. A. Uma quase história da Ciência da Informação. DataGramaZero, Rio de Janeiro, v. 9, n. 2, abr. 2008. Disponível em: http://dgz.org.br/ago07/Ind_com.htm. Acesso em: 28 ago. 2011.

BERTIN, J. Ver ou ler. São Paulo: AGB, 1988.

DONDIS, D. A. A sintaxe da linguagem visual. Tradução de Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

GOMES, C. S. dos N.; LIMA, J. J. T.; LIMER, M. E. da C.; MARQUES, R.; FEITOSA, S. Semiologia gráfica e a representação gráfica. Revista Eletrônica Don Domênico, v. 1, n. 5, 2012. Disponível em: http://faculdadedondomenico.edu.br/novo/revista_don/artigos5edicao/5ed5.pdf. Acesso em: 10 fev. 2016.

HASELAGER, W. F. G. O mal estar do representacionismo: sete dores de cabeça da ciência cognitiva. Tradução Mariana Claudia Broens. In: FERREIRA, A.; GONZALEZ, M. E. Q.; COELHO, J. G. (Org.). Encontro com as Ciências Cognitivas. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2004, p. 105-120.

LIMA, F. R. B. Imagem e tecnologia: webmuseu de arte. 2012. 126 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília, 2012. Disponível em: http://www.marilia.unesp.br/Home/PosGraduacao/CienciadaInformacao/Dissertacoes/Lima_F_R_B_mestrado_C_I_2012.pdf. Acesso em: 12 jan. 2015.

LOCKE, J. Ensaio acerca do entendimento humano. São Paulo: Nova Cultura, 1988.

NÖTH, W. Panorama da semiótica: de Platão a Peirce. 4. ed. São Paulo: Annablume, 2008.

OLIVEIRA, A. C. As semioses pictóricas. In: OLIVEIRA, A. C. (Org.). Semiótica plástica. São Paulo: Hacker, 2004. p. 116-158.

OLIVEIRA, S. L. Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisas, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 1997.

PEIRCE, C. S. Collected papers. Hartshorne, Weiss, and Burks (Ed.), 8 vols. Cambridge, Mass.: Harvard University Press, 1931-1958.

PEIRCE, C. S. Semiótica. Tradução de José Teixeira Coelho Netto. São Paulo: Perspectiva, 1990.

PEIRCE, C. S. Semiótica. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2003.

PLAZA, J. As imagens de terceira geração, tecno-poéticas. In: PARENTE, A. (Org.). Imagem máquina: a era das tecnologias do virtual. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993. p. 72-88.

SANTAELLA, L. O que é Semiótica. São Paulo: Brasiliense, 1983.

SANTAELLA, L. Matrizes da linguagem e pensamento: sonora, visual, verbal. São Paulo: Iluminuras/FAPESP, 2001.

SANTAELLA, L.; NOTH, W. Imagem: cognição, semiótica e mídia. São Paulo: Iluminuras, 2001. 193 p.

SANTAELLA, L. Semiótica Aplicada. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

SILVEIRA, L. F. B. Curso de Semiótica Geral. São Paulo: Quartier Latin, 2007.

Downloads

Publicado

2019-03-06

Como Citar

Lima, F. R. B., & Santos, P. L. V. A. da C. (2019). O aspecto icônico da linguagem visual. Informação & Informação, 24(1), 147–168. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2019v24n1p147

Edição

Seção

Artigos