Análise de citações presentes em teses e dissertações em educação indígena

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2018v23n3p177

Palavras-chave:

Análise de citações, Bibliometria, Educação indígena

Resumo

Introdução: A chegada ao Brasil no século XVI dos primeiros jesuítas da Companhia de Jesus e a ação evangelizadora que empreenderam por meio de uma ação catequítico-educativa podem ser consideradas como a primeira experiência pedagógica desenvolvida pelos colonizadores. Na atualidade, a educação indígena tem sido perscrutada em diversas pesquisas acadêmicas, o que motivou o presente estudo. Objetivo: identificar e analisar as citações de artigos e livros, os periódicos citados, as áreas de conhecimento das citações, bem como o tipo de autoria (individual ou coletiva), os idiomas dos artigos e os periódicos citados em teses e dissertações de diferentes áreas de conhecimento. Metodologia: O estudo adotou a abordagem bibliométrica para analisar citações (n=2.627) presentes em teses e dissertações (n=71) sobre a temática. Resultados: A literatura citada é majoritariamente composta por: citações de livros com predomínio daqueles da área de Antropologia; entre os artigos citados predominam aqueles que abordam a temática da Educação escolar indígena; os periódicos que mais publicaram os artigos citados são das áreas de Educação, Antropologia, Multidisciplinar e Ciências Sociais; predominam nas citações as autorias individuais e as publicações em português. Conclusões :A pesquisa revelou padrões, características, lacunas e tendências do conhecimento produzido sobre educação indígena em teses e dissertações brasileiras.

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Biografia do Autor

Alexandre Masson Maroldi, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR. Profesor da Universidade Federal de Rondônia - UNIR.

Luis Fernando Maia Lima, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Doutor em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo - USP. 

Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi, Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR. Professora da Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR.

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Publicado

2018-12-27

Como Citar

Maroldi, A. M., Lima, L. F. M., & Hayashi, M. C. P. I. (2018). Análise de citações presentes em teses e dissertações em educação indígena. Informação & Informação, 23(3), 177–201. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2018v23n3p177

Edição

Seção

Artigos