Ciência aberta: dimensões para um novo fazer científico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n2p5

Palavras-chave:

Ciência Aberta, e-Science, Políticas de Informação, Colaboração, Dimensões.

Resumo

Introdução: As práticas da e-Science e uso e reuso dos dados científicos se constituem um novo fazer científico que conduz à reflexão sobre novos arcabouços normativos, legais, institucionais e tecnológicos voltados para uma ciência aberta.
Objetivo
: Esse estudo apresenta como questão de pesquisa: quais dimensões dão sustentabilidade à formulação de uma política orientada à ciência aberta e suas práticas no contexto brasileiro? O objetivo deste estudo é discutir as dimensões que apoiam transversalmente a formulação de uma política direcionada à ciência aberta e suas práticas científicas.
Metodologia
: Teoricamente, o estudo está orientado pelo quarto paradigma científico baseado na e-Science. A metodologia está apoiada no estudo de Bufrem (2013) que propõe um modelo alternativo e multidimensional para análise e discussão de pesquisas científicas. Tecnicamente, empregaram-se os métodos de pesquisa bibliográfica e levantamento documental acerca do modelo científico Data Lifecycle, legislações e acordos internacionais. Para fins desse estudo, propõem-se cinco dimensões, a saber: epistemológica, política, ético-legal-cultural, morfológica e tecnológica.
Resultados
: As dimensões substanciam uma política de informação ou a elaboração de diretrizes mínimas para agenda da ciência aberta no Brasil.
Conclusões
: As dimensões afastaram o olhar reducionista sobre dados de pesquisa e conduziram o estudo para a visão multidimensional e multirrelacional da ciência aberta.

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Biografia do Autor

Adriana Carla Silva de Oliveira, Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte - TJRN

Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba. Analista Judiciário do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte.

Edilene Maria da Silva, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba. Professora da Universidade Federal de Pernambuco.

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Publicado

2016-12-20

Como Citar

Oliveira, A. C. S. de, & Silva, E. M. da. (2016). Ciência aberta: dimensões para um novo fazer científico. Informação & Informação, 21(2), 5–39. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n2p5

Edição

Seção

Artigos