O perfil do gestor da informação: um estudo a partir dos egressos do curso de Gestão da Informação da UFPE

Autores

  • Tatyane Lucia Cruz Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (DCI/UFPE) http://orcid.org/0000-0003-2427-8579
  • Fábio Mascarenhas e Silva Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCI/UFPE). http://orcid.org/0000-0001-5566-5120
  • Leilah Santiago Bufrem Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCI/UFPE) e Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1D - CA AC (CNPq). http://orcid.org/0000-0002-3620-0632
  • Natanael Vitor Sobral Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (PPGCI/UFBA). http://orcid.org/0000-0003-2410-494X

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2017v22n1p150

Palavras-chave:

Atuação profissional. Formação. Gestor da Informação. Gestão da Informação. UFPE.

Resumo

Introdução:Com as recentes transformações sociais e econômicas, surgiram novas possibilidades de atuação dos profissionais da informação. Neste contexto, insere-se o Gestor da informação, que pode contribuir na busca de soluções para os principais desafios relativos à coleta, processamento e uso da informação. Objetivo:Identificar as convergências e divergências entre a formação acadêmica do gestor da informação, egresso da UFPE, em relação à sua atuação profissional. Metodologia:a) revisão bibliográfica; b) mapeamento dos egressos; c) elaboração do questionário; d) disponibilização do questionário; e) tabulação e formatação dos dados; f) análise dos dados. Resultados:54 dos 71 egressos responderam o questionário (76%), percentual considerado satisfatório. Destacam-se os seguintes resultados: 85% dos egressos estão desenvolvendo atividades profissionais; 56% dos ocupados estão atuando em atividades relacionadas à área de Gestão da Informação; os segmentos de atuação profissional são diversos, com destaque para o setor de serviços (34%). Na pirâmide organizacional, constatou-se que o nível de atuação mais representativo é o operacional (43%). No quesito disciplinas, chamou a atenção que os gestores têm uma maior necessidade de empregar os conhecimentos ligados a Tecnologia da Informação. Conclusões:Ressalta-se a importância do Gestor da informação na atualidade, enfatizando a necessidade de aperfeiçoamento dessa profissão recente em relação às demandas da sociedade.

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Biografia do Autor

Tatyane Lucia Cruz, Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (DCI/UFPE)

Bacharela em Gestão da Informação e Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco.

Fábio Mascarenhas e Silva, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCI/UFPE).

Doutor em Ciência da Informação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e Docente/Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCI/UFPE).

Leilah Santiago Bufrem, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCI/UFPE) e Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1D - CA AC (CNPq).

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo; Pós-doutorado pela Universidad Autónoma de Madrid e Docente/Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCI/UFPE).

Natanael Vitor Sobral, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (PPGCI/UFBA).

Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCI/UFPE); Doutorando em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (PPGCI/UFBA) e Professor da Universidade Federal da Bahia.

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Publicado

2017-06-19

Como Citar

Cruz, T. L., Silva, F. M. e, Bufrem, L. S., & Sobral, N. V. (2017). O perfil do gestor da informação: um estudo a partir dos egressos do curso de Gestão da Informação da UFPE. Informação & Informação, 22(1), 150–184. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2017v22n1p150

Edição

Seção

Artigos