Leitura e letramento informacional na universidade: um hiato, um construto fragmentado ou um dilema?
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2017v22n3p136Palavras-chave:
Alfabetização, Letramento, Letramento Informacional, LeituraResumo
Introdução: Desde o surgimento da expressão information literacy no cenário educacional americano em 1974, observam-se diferentes modificações em suas características devido a evolução e aplicação ao longo dos anos. Em que se pesem os diferentes nomes que o novo conceito ganhou por aqui, verdade é que sua significação e aplicação encontram dificuldades para cumprir seu propósito. A transposição do conceito para um cenário diferente daquele em que foi concebido originariamente deveria sopesar as diferentes realidades econômicas, sociais e educacionais. Metodologia: O artigo baseou-se numa revisão bibliográfica profunda de trabalhos já desenvolvidos na área da educação sobre a questão leitura e, na área da ciência da informação, sobre letramento informacional. Resultados e Conclusões: A leitura é o pilar principal do letramento informacional e é, também, a principal barreira que impede sua aplicação plena no contexto brasileiro. O problema da leitura acomete o indivíduo desde os níveis elementares de formação até a universidade, onde sua carência é visceralmente percebida. A indissociabilidade entre conceitos de alfabetização e letramento deveria possibilitar um estender de significações que garantisse a consecução do letramento informacional. Na verdade, os resultados observados na realidade dos índices pesquisados revelam que há uma parte faltante nesta equação que o letramento informacional parece não comportar.
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