Os nativos digitais e as bibliotecas universitárias: um paralelo entre o novo perfil do usuário e os produtos e serviços informacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n3p149

Palavras-chave:

Nativos Digitais, Serviços e Produtos de Informação, Bibliotecas Universitárias.

Resumo

Introdução: a proposta desse artigo é analisar de que forma os nativos digitais podem influenciar os serviços informacionais no âmbito das Bibliotecas Universitárias (BUs).
Objetivos
: os objetivos foram caracterizar os nativos digitais; verificar o formato atual das bibliotecas universitárias no que tange a infraestrutura, ao serviço e ao pessoal; analisar de que forma as características dos nativos digitais podem influenciar os futuros serviços das bibliotecas.
Metodologia
: pesquisa bibliográfica.
Resultados
: os atuais usuários das BUs, são categorizados no contexto dos nativos digitais devido à maioria ter nascido a partir de 1978 e, portanto, grande parte dessa população estar na idade de frequentar o ambiente acadêmico. Essa fatia de usuários caracteriza-se por ter um perfil contemporâneo, por se comunicar basicamente de forma virtual, busca informação de forma online e em formato digital, mas, ao mesmo tempo, procura ambientes alternativos e colaborativos para realizar suas atividades acadêmicas em espaços físicos. Esses usuários preferem se reunir em horários alternativos e ambicionam serviços que atendam suas necessidades não só informacionais, mas também de lazer.
Conclusões
: percebe-se que as BUs estão mais à frente no que tange à realização não só das necessidades informacionais dos usuários nativos digitais, mas também de realizarem os seus desejos referentes ao consumo da informação. Muitas das bibliotecas já oferecem espaços colaborativos de estudo, para além dos individuais, estabelecem parcerias verticais com empresas de TI e centros culturais, de modo a atenderem as atuais necessidades da geração digital.

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Biografia do Autor

Thais Batista Zaninelli, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Pós-Doutorado em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Londrina. Doutorado em Engenharia e Gestão Industrial pela Universidade do Porto. Professora da Universidade Estadual de Londrina.

Maria Inês Tomaél, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Pós-Doutorado em Ciências Sociais Aplicadas pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Doutorado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora da Universidade Estadual de Londrina.

Eliane Maria da Silva Jovanovich, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual de Londrina. Bibliotecária da Universidade Estadual de Londrina.

Ramon Fernandes Lourenço, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Mestrando em Ciência da Informação pela Universidade Estadual de Londrina. Professor da Universidade Estadual de Londrina.

Elismar Vicente dos Reis, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual de Londrina.

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Publicado

2017-04-14

Como Citar

Zaninelli, T. B., Tomaél, M. I., Jovanovich, E. M. da S., Lourenço, R. F., & Reis, E. V. dos. (2017). Os nativos digitais e as bibliotecas universitárias: um paralelo entre o novo perfil do usuário e os produtos e serviços informacionais. Informação & Informação, 21(3), 149–184. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n3p149

Edição

Seção

Artigos