Processo de comunicação no ambiente interno de uma indústria: compreensões a partir da análise de conteúdo
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n1p306Palavras-chave:
Comunicação da Informação, Agentes Mediadores, Indústria Sucroalcooleira – São Paulo, Análise de ConteúdoResumo
Introdução: O presente trabalho discute e analisa o processo de comunicação em uma indústria do setor sucroalcooleiro do estado de São Paulo. Visa identificar a compreensão e participação dos agentes mediadores da informação no processo de comunicação.
Metodologia: A pesquisa se apresenta como um estudo de caso. O corpus analisado foi composto por oito entrevistas realizadas em 2013 em uma das 20 maiores indústrias produtoras de álcool em 2010 no estado de São Paulo. Quanto à análise das entrevistas foi utilizada a Análise de Conteúdo.
Resultados: Verificou-se alguns ruídos e problemas quanto ao uso de meios no processo. A participação dos agentes é identificada como fundamental ao fluxo de informação e comunicação formal e informal do ambiente interno da indústria.
Conclusões: Contudo, sugere um olhar mais efetivo sobre os ruídos e barreiras de acesso à informação e suas consequências à indústria. Por fim, se reconhece a ação dos agentes mediadores da informação ou gatekeepers entre os respondentes dos departamentos analisados.
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