Do físico ao virtual: relações interpessoais que geram redes sociais dos alunos de um curso de graduação

Autores

  • Roberto Vilmar Satur Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Bruno de Araújo Ribeiro Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Janecely Silveira de Lima Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA)
  • Guilherme Ataíde Dias Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n3p05

Palavras-chave:

Redes Sociais. Relações Interpessoais. Alunos LEA. GEPHI.

Resumo

Resumo:

 

Introdução: Nos dias atuais, as redes sociais têm ocasionado uma grande participação no cotidiano das pessoas, em especial aos estudantes, tornando-se uma realidade no meio educacional. Mais do que entretenimento, as redes vem sendo ferramentas de interação valiosas para auxiliar na comunicação da informação.

Objetivo: Frente a esse cenário, o objetivo geral desta pesquisa é observar a capacidade das interações interpessoais e intragrupo dos alunos de um curso de graduação (Letras Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais), de uma universidade pública (UFPB), na formação e expansão de redes sociais iniciadas por meio de contato pessoal e ampliadas para o universo virtual. Nesse sentido, visa especificamente, mapear as interações interpessoais dos alunos na formação de redes sociais e na ampliação de suas relações; descrever quais as formas de interação mais utilizadas e levantar dados básicos do perfil dos atores.

Metodologia: Para conhecer melhor essa realidade desses sujeitos foi adotado, como instrumento de coleta de dados, um questionário composto por questões fechadas, direcionadas aos alunos do curso já mencionado. No total, foram listados 95 nomes de alunos no curso, no mês de maio, que podiam ser marcados pelos respondentes. A pesquisa foi aplicada durante todo o mês de junho de 2014 e computou 71 questionários respondidos. Após a coleta, os dados foram lançados e aplicou-se o software Gephi.

Resultados: Os resultados mostram a tendência à formação de uma rede ampla dentro do curso, mas mais intensa entre determinados alunos formando minigrupos e a existência de atores-ponte. O artigo também demonstrou que havia uma clara passagem da relação do contato pessoa para o ambiente virtual.

Conclusões: Ainda que as redes sociais podem servir cada vez mais de espaço de comunicação e interação, uma vez que o uso destas na educação está relacionado ao processo de ensino e aprendizagem, havendo avanços nas formas de interação e acesso e busca a informações entre os seus usuários. Assim, estudar os fenômenos que possam traduzir esse novo comportamento e essas novas interações é de fundamental importância, tendo em vista o processo, até certo ponto irreversível de virtualização social.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Roberto Vilmar Satur, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutorando em Ciência da Informação (UFPB), Mestre em Economia (UFPB), Especialista em Comércio Exterior (UNIJUI), Graduado em Administração (URI) e Economia (UNIJUI). Atualmente é professor do Curso LEA/Negociações Internacionais da UFPB. Já atuou na URI, UNIJUI, ULBRA, UERGS, GESTÃO & CIA e COTRIJUI. Membro do Grupo de Pesquisa GIACO.

Bruno de Araújo Ribeiro, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Informação - UFPB; MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas; graduação em Comunicação Social - Relações Públicas (UFPB).

Janecely Silveira de Lima, Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA)

Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba, graduada em Arquivologia pela Universidade Estadual da Paraíba. É membro do grupo de estudos sobre hipertexto, arquivos digitais e tecnologias educacionais (GEHAETE) - UFPB/CNPq. Arquivista da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) - Campus Caraúbas.

Guilherme Ataíde Dias, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutor em Ciência da Informação (Ciências da Comunicação) pela Universidade de São Paulo USP (2003) e Pós-Doutor pela UNESP (2011). Mestre em Organization & Management pela Central Connecticut State University CCSU (1995). Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba UFPB Campus II (1990), Bacharel em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa UNIPE (2010).  Atualmente é professor Associado I na Universidade Federal da Paraíba, lotado no Departamento de Ciência da Informação. Está envolvido com a Pós-Graduação através do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e Programa de Pós-Graduação em Administração, ambos da UFPB. Vice-Coordenador Nacional do Grupo de Trabalho Informação e Tecnologia da ANCIB e Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ) do CNPq.

Downloads

Publicado

2015-12-21

Como Citar

Satur, R. V., Ribeiro, B. de A., Lima, J. S. de, & Dias, G. A. (2015). Do físico ao virtual: relações interpessoais que geram redes sociais dos alunos de um curso de graduação. Informação & Informação, 20(3), 05–38. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n3p05

Edição

Seção

Artigos