A Constituição da Memória dos Procedimentos em Saúde no Contexto do Prontuário Eletrônico do Paciente.

Autores

  • Rosane Suely Alvares Lunardelli Universidade Estadual de Londrina
  • Izângela Maria Sansoni Tonello Universidade Estadual de Londrina
  • Letícia Gorri Molina Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2014v19n3p107

Palavras-chave:

Prontuário do paciente, Prontuário Eletrônico do Paciente, Lugares de Memória, Memória Procedimental.

Resumo

Introdução: Estudos realizados por diversas áreas do conhecimento em torno da memória evidenciam a importância de que se reveste esse tema para a sociedade contemporânea, extremamente fértil no que diz respeito à produção de novos conhecimentos e possíveis esquecimentos também.

Objetivo: Nesse contexto, buscou-se caracterizar o prontuário eletrônico do paciente como valioso documento de constituição da memória da saúde da população.

Metodologia: Apoiados em fundamentos teóricos relativos aos processos e tipos de memória foram apresentados alguns dos atributos do prontuário eletrônico do paciente, suas funções, finalidades e seu papel como um dos lugares de memória.

Resultados: Inserido em categorias de memória no que diz respeito à sua abrangência, tempo de duração, mecanismos de criação e conteúdo, defende-se que o prontuário deva ser considerado, na contemporaneidade, como agente de constituição e preservação da memória procedimental.

Conclusões: De acordo com o panorama apresentado, espera-se que as questões abordadas suscitem reflexões e promovam outros estudos a respeito desse documento aqui instituído como um dos mais significativos lugares de memória, de estabelecimento e preservação das ações, dos procedimentos realizados no âmbito dos cuidados em saúde. 

Biografia do Autor

Rosane Suely Alvares Lunardelli, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Biblioteconomia, mestrado e doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina. Professor Adjunto e coordenadora do colegiado do curso de Arquivologia do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. Pesquisadora e líder do grupo de pesquisa:Organização da informação no âmbito da saúde. Ministra aulas nos cursos de graduação e especialização em Arquivologia e Biblioteconomia e no Mestrado Profissional em Gestão da Informação. Atua principalmente nos seguintes temas: Organização da Informação e do Conhecimento; Leitura Documentária, Análise Documentária; Incentivo à leitura; Linguagens verbais e não verbais; Metodologia da Pesquisa; Elaboração formal do trabalho científico; Materiais Didáticos e Ensino a Distância

Izângela Maria Sansoni Tonello, Universidade Estadual de Londrina

Arquivista, mestre pelo programa de mestrado profissional em  Gestão da Informação. Docente dos cursos de graduação e pós de Arquivologia do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. Atualmente é vice chefe do Departamento mencionado.

Letícia Gorri Molina, Universidade Estadual de Londrina

Bibliotecária, mestre e doutora em Ciência da Informação. Docente dos cursos de graduação e pós graduação de Arquivologia e Biblioteconomia do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. Atualmente é coordenadora do colegiado do curso de Arquivologia.

Downloads

Publicado

2014-12-13

Como Citar

Lunardelli, R. S. A., Tonello, I. M. S., & Molina, L. G. (2014). A Constituição da Memória dos Procedimentos em Saúde no Contexto do Prontuário Eletrônico do Paciente. Informação & Informação, 19(3), 107–124. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2014v19n3p107

Edição

Seção

Artigos