A Constituição da Memória dos Procedimentos em Saúde no Contexto do Prontuário Eletrônico do Paciente.
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2014v19n3p107Keywords:
Prontuário do paciente, Prontuário Eletrônico do Paciente, Lugares de Memória, Memória Procedimental.Abstract
Introdução: Estudos realizados por diversas áreas do conhecimento em torno da memória evidenciam a importância de que se reveste esse tema para a sociedade contemporânea, extremamente fértil no que diz respeito à produção de novos conhecimentos e possíveis esquecimentos também.
Objetivo: Nesse contexto, buscou-se caracterizar o prontuário eletrônico do paciente como valioso documento de constituição da memória da saúde da população.
Metodologia: Apoiados em fundamentos teóricos relativos aos processos e tipos de memória foram apresentados alguns dos atributos do prontuário eletrônico do paciente, suas funções, finalidades e seu papel como um dos lugares de memória.
Resultados: Inserido em categorias de memória no que diz respeito à sua abrangência, tempo de duração, mecanismos de criação e conteúdo, defende-se que o prontuário deva ser considerado, na contemporaneidade, como agente de constituição e preservação da memória procedimental.
Conclusões: De acordo com o panorama apresentado, espera-se que as questões abordadas suscitem reflexões e promovam outros estudos a respeito desse documento aqui instituído como um dos mais significativos lugares de memória, de estabelecimento e preservação das ações, dos procedimentos realizados no âmbito dos cuidados em saúde.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
O conteúdo dos textos e a citação e uso de imagens submetidas são de inteira responsabilidade dos autores.
Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Informação & Informação.