Redes de informação: o ponto de contato dos serviços e unidades de informação no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2005v10n1-2p5Resumo
Os serviços e as unidades de informação, organizados em rede, exercem uma função essencial nos processos da gestão da informação, desde a aquisição, organização, disseminação até a obtenção da informação pelo usuário final. Com o objetivo de levantar a participação dos serviços e unidades de informação em redes, no Brasil, procedemos a um levantamento, em que consultamos, especialmente, os sites das principais bibliotecas universitárias que resultou em um mapeamento das redes presentes no Brasil. Identificamos a participação brasileira em 41 redes, que foram categorizadas de acordo com sua função. A categoria que detém o maior número de redes é a de informação especializada, porém encontramos, também, redes de compatibilização da informação, redes de serviços de informação, redes de processamento de informação e redes de informação digital. A participação em rede aumenta os ativos institucionais e informacionais e na sociedade comtemporânea são, cada vez mais, a base para o fortalecimento de açõesDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
O conteúdo dos textos e a citação e uso de imagens submetidas são de inteira responsabilidade dos autores.
Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Informação & Informação.