Avaliação das noções de Digital Object Identifier (DOI) em alunos de um curso a distância de Pós-Graduação Lato Sensu

Autores

  • Ricardo Shitsuka Universidade Federal de Itajubá
  • Dorlivete Moreira Shitsuka Complexo Educacional FMU. Centro Universitário Claretiano. Pesquisadora no Grupo de Pesquisas MEAC.
  • Rabbith Ive Carolina Shitsuka Risemberg Tutora de EAD no PIGEAD/LANTE/Universidade Federal Fluminense-UFF.

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n1p496

Palavras-chave:

Metadados, Documentos Digitais, Ciência da Informação, Gerenciamento da Informação, Metodologia do Trabalho Científico

Resumo

Introdução: Mais de um milhão de estudantes se graduam anualmente no Brasil e muitos seguem para cursos de Pós-Graduação Lato sensu. Estes são voltados para o mercado profissional e acadêmico. Neles é interessante que se aprendam as noções de DOI (Digital Object Identifier), titularidade e copyright.

Objetivo: Apresentar a avaliação das noções de DOI, e gerenciamento de informação em estudantes.

Metodologia: Realiza-se uma pesquisa exploratória, qualitativa, estudo de caso do fenômeno das noções sobre DOI e conceitos relacionados. Entrevistam-se estudantes que estão concluindo seu curso de Pós-Graduação Lato sensu em uma instituição particular tradicional no segmento e localizada na Região Sudeste do Brasil.

Resultados: A grande maioria dos estudantes do estudo do caso não conhecia o DOI e outros padrões para identificação de documentos relacionados ao gerenciamento da informação. A participação na pesquisa os faz se interessarem pelo tema.

Conclusões: Poucos estudantes, desta pesquisa, conheciam o DOI e gerenciamento da informação. Associa-se este fenômeno à baixa inserção brasileira na produção científica mundial. A realização do trabalho mostrou-se incentivadora para o surgimento da motivação em se reverter esse quadro e este tipo de estudo se mostra interessante para desvelar caminhos para aumentar a produção cientifica nacional no contexto da produção mundial.

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Biografia do Autor

Ricardo Shitsuka, Universidade Federal de Itajubá

Professor Adjunto III na UNIFEI - campus Itabira.Doutor em Ensino. Mestre em Engenharia. Especialista em Tecnologias Educacionais. Graduado em Computação.

Dorlivete Moreira Shitsuka, Complexo Educacional FMU. Centro Universitário Claretiano. Pesquisadora no Grupo de Pesquisas MEAC.

Professora na FMU, CEUCLAR e UNIESP.Tutora de EAD no PIGEAD/LANTE/UFF. Mestre em Ensino pela Univ. Cruzeiro do Sul.Especialista em Sistemas de Informação pela UFLA.Graduada em Biblioteconomia e Documentação pela UFES.

Rabbith Ive Carolina Shitsuka Risemberg, Tutora de EAD no PIGEAD/LANTE/Universidade Federal Fluminense-UFF.

Mestre pela Universidade Cruzeiro do Sul.

Pesquisadora no Grupo de Pesquias MEAC.

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Publicado

2016-06-24

Como Citar

Shitsuka, R., Shitsuka, D. M., & Risemberg, R. I. C. S. (2016). Avaliação das noções de Digital Object Identifier (DOI) em alunos de um curso a distância de Pós-Graduação Lato Sensu. Informação & Informação, 21(1), 496–519. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n1p496

Edição

Seção

Artigos