Interoperabilidade entre linguagens de indexação como recurso de construção de instrumento de representação temática de clippings de coordenadorias de Comunicação Social em ambientes universitários

uma proposta metodológica

Autores

  • Vera Regina Casari Boccato Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Melissa Camargo Torquetti Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2012v17n3p76

Palavras-chave:

Linguagens de indexação, Interoperabilidade, Metodologia, Clippings

Resumo

Introdução: A interoperabilidade entre linguagens de indexação diferentes é focalizada como recurso de construção de instrumento de representação temática para a indexação e recuperação de clippings. 
Objetivo: Estabelecer uma metodologia de realização de interoperabilidade entre linguagens de indexação que se configure numa proposta viável na construção de uma linguagem controlada consistente, e de forma mais ágil, para a representação e recuperação da informação jornalística, pelas perspectivas teóricas e metodológicas em Ciência da Informação e áreas correlatas. 
Metodologia: A interoperabilidade foi realizada da linguagem natural para a controlada em cinco fases: 1) identificação da área do conhecimento; 2) levantamento dos termos e criação de uma lista de assuntos em linguagem natural para a interoperabilidade; 3) escolha da linguagem controlada base; 4) identificação de um método de realização de interoperabilidade entre linguagens de indexação; 5) sistematização do processo de interoperabilidade entre linguagens de indexação para a compatibilização sintático-semântica entre os termos. 
Resultados: A interoperabilidade entre as linguagens resultou em índices de compatibilidades semânticas significativos entre os termos das duas linguagens em Ciência da Computação. 
Conclusão: Comprovou-se a viabilidade da realização da interoperabilidade na construção de linguagens de indexação diferentes e a adequação da metodologia utilizada.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vera Regina Casari Boccato, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Professora Adjunta do Departamento de Ciência da Informação do Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos (DCI/CECH-UFSCar)

Melissa Camargo Torquetti, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Discente de graduação do Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação do Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos (DCI/CECH-UFSCar)

Downloads

Publicado

2012-12-15

Como Citar

Boccato, V. R. C., & Torquetti, M. C. (2012). Interoperabilidade entre linguagens de indexação como recurso de construção de instrumento de representação temática de clippings de coordenadorias de Comunicação Social em ambientes universitários: uma proposta metodológica. Informação & Informação, 17(3), 76–101. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2012v17n3p76

Edição

Seção

Artigos