Search engine optimization (SEO) aplicadas em comércio eletrônico

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2021v10n3p189

Palabras clave:

Search Engine Optimization. Comércio Eletrônico. Recuperação da Informação. Web. Mecanismos de busca.

Resumen

Objetivo: O presente artigo tem como objetivo apresentar a experiência de um comércio eletrônico durante a implementação de algumas técnicas de Search Engine Optimization (SEO). Metodologia: Trata-se de um estudo qualitativo exploratório e de natureza aplicada, sendo o seu escopo a observação direta, sem participantes, e tendo como método a netnografia para coleta e análise de dados. Resultados: Verificou-se que a utilização das técnicas de Search Engine Optimization na construção dos sites de comércio eletrônico é eficiente e adequada para otimização desses ambientes. Conclusões: Conclui-se que as técnicas de Search Engine Optimization e seus elementos, devidamente aplicados, auxiliam na organização, representação e recuperação da informação e tornam o site mais visível nos mecanismos de busca.

Descritores: Search Engine Optimization. Comércio Eletrônico. Recuperação da Informação. Web. Mecanismos de busca.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gustavo Camossi, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília, São Paulo, Brasil.

 

Citas

ALMEIDA, G. B. C.; SOUSA, A. K. N.; OLIVEIRA, H. P. C. Arquitetura da informação no contexto de gênero: uma análise do Website da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres. Ciência da Informação em Revista, v. 5, n. 3, p. 30–42.

BATTELLE, J. A busca: como o Google e seus competidores reinventaram os negócios e estão transformando nossas vidas. Rio de Janeiro: Campus, 2005.

BOHÓRQUEZ, I. E. T. Visibilidad Web de las Bibliotecas Públicas Colombianas. Memorias de Bibliotic, 2012. Disponível em: https://silo.tips/download/visibilidad-Web-de-las-bibliotecas-publicas-colombianas#. Acesso em: 08 out. 2021.

CENDÓN, B. V. Ferramentas de busca na Web. Ciência da Informação, v. 30, n. 1, p. 39–49, abr. 2001.

E-BIT. WEBSHOPPERS. 42. ed. Disponível em: <https://www.ebit.com.br/webshoppers>. Acesso em: 28 set. 2021.

Internet Live Stats. Google Search Statistics. Disponível em: https://www.Internetlivestats.com/google-search-statistics/#share. Acesso em: 23 jun. 2021.
GABRIEL, M.; KISO, R. Marketing na Era Digital: Conceitos, Plataformas e Estratégias. 2 ed. [S.l.] Atlas, 2020.

GABRIEL, M. Você, eu e os robôs: pequeno manual do mundo digital. São Paulo: Atlas, 2018.

KEMP, S. Digital 2021 Brazil: all the data, trends, and insights you need to help you understand how people use the Internet, mobile, social media, and ecommerce. Digital in Brazil. Disponível em: https://datareportal.com/reports/digital-2021-brazil. Acesso em: 15 jun. 2021.

LEDFORD, J. L. SEO: Search Engine Optimization Bible. [S.l.] John Wiley & Sons, 2007.

MARTINS, D.; CARVALHO JUNIOR, J. M. C. Memória como prática na cultura digital. In: NÚCLEO DE INFORMAÇÃO E COORDENAÇÃO DO PONTO BR. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos equipamentos culturais brasileiros: TIC Cultura 2016. 1 ed. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2017. Disponível em: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/1/tic_cultura_2018_livro_eletronico.pdf. Acesso em: 20 jun. 2021.

NOVAES. V. E-commerce brasileiro tem alta de 26% no primeiro trimestre. Economia e Política/Portal Panrotas. Disponível em: https://www.panrotas.com.br/mercado/economia-e-politica/2020/04/e-commerce-brasileiro-tem-alta-de-26-no-primeiro-trimestre_172823.html. Acesso em: 24 set. 2020.

TU, H. C.; HSIANG, J. An architecture and category knowledge for intelligent information retrieval agents. Proceedings of the thirty-first hawaii international conference on system sciences. Anais. IEEE, 1998.

ZLATIN, G. On-page vs. Off-page SEO: What’s the Difference? Digital Third Coast. 2017. Digital Third Coast. Disponível em: https://www.digitalthirdcoast.com/blog/on-page-off-page-seo-difference. Acesso em: 01.mar. 2021.

Publicado

2021-12-31

Cómo citar

CAMOSSI, Gustavo; TEIXEIRA, Heytor Diniz; RODAS, Cecilio Merlotti; ALVES, Rachel Cristina Vesu. Search engine optimization (SEO) aplicadas em comércio eletrônico. Informação@Profissões, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 189–203, 2021. DOI: 10.5433/2317-4390.2021v10n3p189. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/44713. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.