Construcción de un lenguaje documental de la música de la cultura nordestina brasileña
DOI:
https://doi.org/10.5433/2317-4390.2021v10n1p53Palabras clave:
Lenguas documentales, Música del noreste brasileña, Idioma regional, La cultura del noreste brasileñaResumen
Objetivo: Se propone la creación de un lenguaje documental a partir de términos y expresiones encontradas en las letras de las canciones del noreste. Metodología: Utiliza el "Modelo metodológico integrado para la construcción de tesauros" de Cervantes (2009).Resultados: Después de recorrer todos los pasos del modelo, presenta como resultado 139 términos para la construcción de un lenguaje documental, utilizando el software TemaTres.
Conclusiones: Se pudo constatar la importancia del lenguaje regional y la necesidad de realizar un estudio más detallado sobre los distintos matices en relación al rol social del bibliotecario y reflexionar a quién debemos dirigir y difundir la información; y cómo debemos representarla, haciéndola accesible a todos.
Descargas
Citas
CASTRO, Jetur Lima de; OLIVEIRA, Alessandra Nunes. A música como fonte representativa de informação: o caso da Fonoteca Satyro de Mello no CENTUR/FCPTN. Informação & Profissões, Londrina, v. 5, n. 1, p. 160-180. jan./jun. 2016.
CAVATI SOBRINHO, Heliomar. A representação documentária do domínio da Economia: análise de estruturas de representação em linguagens documentárias e documentos específicos de economia. 2014. 149 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2014.
CERVANTES, Brigida Maria Nogueira. A construção de tesauros com a integração de procedimentos terminográficos. 2009, 209f. Tese (Doutorado) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2009.
DELEUZE, Gilles. Conversações. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.
DODEBEI, Vera Lucia Doyle. Tesauro: linguagem de representação da memória documentária. Rio de Janeiro: Interciência, 2001.
FREYRE, Gilberto. Nordeste: aspectos da Influência da cana sobre a vida e a paisagem do Nordeste do Brasil. São Paulo: Global, 2013.
GADELHA, Marcus. Dicionário de cearês: termos e expressões populares do Ceará. Fortaleza: Multigraf, 2000.
GIRÃO, Raimundo. Vocabulário Popular Cearense. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2007.
LANCASTER, F. W. Indexação e resumos: teoria e prática. Brasília, DF: Brinquet de Lemos/Livros, 1993.
LARA, Marilda Lopez Ginez de. Linguagem documentária e terminologia. Transinformação, Campinas, v. 16, n. 3, p. 231-240, set./dez., 2004.
LETRAS E MÚSICAS. Disponível em: https://www.letras.mus.br/. Acesso em: 25 abr. 2019.
AUTOR. "Não troco meu 'oxente' pelo 'ok' de ninguém": a construção de uma linguagem documentária a partir de expressões e elementos presentes na música nordestina. 2019. 110f. - Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Curso de Graduação em Biblioteconomia, Fortaleza (CE), 2019. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52832. Acesso em: 16 ago. 2020.
MCLANE, A. Music as information. Annual Review of Information Science and Technology, v. 31, p. 225-62, 1996.
NAVARRO, Fred. Dicionário do Nordeste. Recife: Cepe Editora, 2013.
SANTINI, Rose Marie; SOUZA, Rosali Fernandez de. Recuperação de Música e a Ciência da Informação: Tendências e desafios de pesquisa. ENANCIB – ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 8, 2007, Salvador. Anais... UFBA, 2007.
SCHIAVO, Rosângela Portela. Música como (In)formação: competências informacionais para a composição musical. 2012. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre (RS), 2012. Disponível em: https://bit.ly/3hpyTxd. Acesso em: 05 out. 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
O conteúdo dos textos e a citação e uso de imagens submetidas são de inteira responsabilidade dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Informação& Profissões, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita a autorização expressa da revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Informação&Profissões.