Desempeño de la bibliotecología en el comercio electrónico
DOI:
https://doi.org/10.5433/2317-4390.2020v9n1p1Palabras clave:
BibliotecologÍa, Bibliotecario, Comercio electrónico, Actuación professionalResumen
Introducción: Expone el crecimiento y la popularización de Internet y el comercio electrónico en Brasil y, en consecuencia, la apertura de nuevas vacantes y empleos para profesionales de la información.
Objetivo: Analiza la práctica de la Bibliotecología y la participación de bibliotecarios en una empresa de comercio electrónico.
Metodología: Presenta un estudio de caso de una empresa de comercio electrónico y analiza las respuestas a la aplicación de un cuestionario.
Resultados: Declara que el papel del bibliotecario en el comercio electrónico contribuye a la visibilidad de la profesión y que hay un lugar para la práctica de la bibliotecología en los mercados de información no tradicionales, así como su colocación en el mercado laboral formal.
Conclusiones: Concluye que el bibliotecario tiene las habilidades para trabajar en el comercio electrónico. Sugiere actualizar las matrices curriculares para satisfacer las demandas bibliotecarias y económicas en el comercio electrónico digital
Descargas
Citas
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE COMÉRCIO ELETRÔNICO. Notícias. Ecommerce brasileiro espera faturar R$ 59,9 bilhões em 2017. 2016. Disponível em: https://abcomm.org/noticias/e-commerce-brasileiro-esperafaturar-r-599-bilhoes-em-2017/. Acesso em: 26 maio 2019.
BORGES, Maria Alice Guimarães. O profissional da informação: somatório de formações, competências e habilidades. In: BAPTISTA, Sofia Galvão; MUELLER, Suzana P. M. (Org.). Profissional da informação: espaço de trabalho. Brasília: Thesaurus, 2004. p. 55-69. Disponível em: http://repositorio.unb.br/handle/10482/1447. Acesso em: 10 nov. 2018.
CAIRES, Beatriz Matos. Time integralização. [mensagem pessoal] Mensagem recebida por: allandavidns@gmail.com. Em: 24 jun. 2019.
CARVALHO SILVA, Jonathas Luiz. Normatividade, tecnicidade e/ou cientificidade da Biblioteconomia. Transinformação, Campinas, v. 25, n. 1, p. 5-17, abr. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103- 37862013000100001&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 21 jun. 2019.
CLASSIFICAÇÃO BRASILEIRA DE OCUPAÇÕES. CBO. Nº 2612. Disponível em: http://www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/pesquisas/ResultadoFamiliaAtividades. jsf. Acesso em: 20 jun. 2019.
CHAIM, Ricardo Matos. Comércio eletrônico ou canal de vendas eletrônico? Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 5, n. 1, nov. 2007. ISSN 19815344. Disponível em: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/548/310. Acesso em: 22 maio 2019.
CONSELHO REGIONAL DE BIBLIOTECONOMIA – 7ª. Região. O profissional. Disponível em: http://www.crb7.org.br/carreira/o-profissional/ Acesso em: 10 nov. 2018.
CUNHA, Júlia Neves Ferreira. Treinamento de seo. Rio de Janeiro, 2019. 77 slides, color, 25cm x 20cm. In: TechWeek: Treinamento SEO. Treinamento Disponível em: https://drive.google.com/file/d/14k6LA6zOXXvNQdySQvPqLeZc2pyovW3e/view Acesso em: 24 jun. 2019.
CUNHA, Murilo Bastos da; CAVALCANTI, Cordélia Robalinho de Oliveira. Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia. Brasília: Briquet de Lemos, 2008. xvi, 451 p.
DRUBSCKY, Luiza. O que é Inteligência de Conteúdo? Oriente seu conteúdo de forma inteligente com dados! 2018. Disponível em: https://rockcontent.com/blog/inteligencia-de-conteudo/. Acesso em: 10 nov. 2018.
FERREIRA, Carlos Alberto. Biblioteconomia digital: planos de aulas, 2018.1. FONSECA, Edson Nery da. Introdução à Biblioteconomia. 2. ed. Brasília: Briquet de Lemos Livros, 2010. 152 p.
GUNTHER, Hartmut. Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa: esta é a questão? Psicologia: teoria e pesquisa, Brasília, v. 22, n. 2, p. 201-209, ago. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102- 37722006000200010&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 04 jul. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722006000200010.
G1. Globo repórter. Globo repórter revela quais características o profissional do futuro deve ter. 27 jun. 2019. Disponível em: https://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2019/06/27/globo-reporter-revelaquais-caracteristicas-o-profissional-do-futuro-deve-ter.ghtml. Acesso em: 8 de jul. 2019.
IBGE. Agência IBGE Notícias. PAC 2014: receita das vendas pela internet cresceu 290,4% desde 2007. [Rio de Janeiro], 2016a. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agenciade-noticias/releases/9502-pac-2014-receita-das-vendas-pela-internet-cresceu290-4-desde-2007. Acesso em: 11 nov. 2018.
IBGE. Agência IBGE Notícias. IBGE: celular se consolida como o principal meio de acesso à internet no Brasil. 2016b. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2016-12/ibgecelular-se-consolida-como-o-principal-meio-de-acesso-internet-no-brasil. Acesso em: 07 jul. 2019.
IBGE. Agência IBGE Notícias. PNAD Contínua TIC 2017: internet chega a três em cada quatro domicílios do país. 2018. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013- agencia-de-noticias/releases/23445-pnad-continua-tic-2017-internet-chega-atres-em-cada-quatro-domicilios-do-pais. Acesso em: 26 maio 2019.
LINKEDIN. Site. About. 2019. Disponível em: https://about.linkedin.com/ptbr?trk=homepage-basic_directory. Acesso em: 25 jun. 2019.
LUCAS, Alexandre; CAFE, Ligia Maria Arruda; VIERA, Angel Freddy Godoy. Inteligência de negócios e inteligência competitiva na ciência da informação brasileira: contribuições para uma análise terminológica. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 21, n. 2, p. 168-187, jun. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413- 99362016000200168&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 20 jun. 2019.
MADUREIRA, Helania Oliveira; VILARINHO, Lúcia Regina Goulart. A formação do bibliotecário para atuar em bibliotecas digitais: uma questão a aprofundar. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 15, n. 3, p. 87- 106, set./dez. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pci/v15n3/06.pdf. Acesso em: 10 nov. 2018.
MELMAN, Lucas. E-commerce Brasil. Glossário do marketplace: principais termos para entender esse mercado. 05 ago. 2016. Disponível em: https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/glossario-do-marketplaceprincipais-termos-para-entender-esse-mercado/. Acesso em: 04 jul. 2019.
MIRANDA, S. V. Identificando competências informacionais. Ciência da Informação, Brasília-DF, v. 33, n. 2, 2004. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/_repositorio/2010/02/pdf_9422f0c8f8_0008165.pdf. Acesso em: 27 jul. 2019.
PONTES, Flavio Vieira; LIMA, Gercina Ângela Borém de Oliveira. A organização do conhecimento em ambientes digitais: aplicação da teoria da classificação facetada. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 17, n. 4, p. 18-40, dez. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413- 99362012000400003&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 21 jun. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-99362012000400003.
REBELO, Tainara. Você acha o bibliotecário ultrapassado? saiba que a profissão está em alta. UOL, 2019. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/tecnologia/noticias/redacao/2019/05/16/shlerlockholmes-da-web-biblioteconomista-virou-profissional-disputado.htm. Acesso em: 26 maio 2019.
SANTOS, Priscila Reis dos; MESQUITA, José Marcos Carvalho de; NEVES, Jorge Tadeu de Ramos; BASTOS, Alessandra Mesquita. Inserção no mercado de trabalho e a empregabilidade de bacharéis em Biblioteconomia. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 21, n. 2, p. 14-32, jun. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413- 99362016000200014&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 21 jun. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/1981-5344/2563.
SEBRAE. Portal SEBRAE/Artigos. Integre seus canais de vendas a partir do conceito de omnichannel. Disponível em: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/integre-seus-canais-devendas-a-partir-do-conceito-de-omnichannel,87426f65a8f3a410VgnVCM2000003c74010aRCRD. Acesso em: 26 maio 2019.
SILVEIRA, Denise Tolfo; CÓRDOVA, Fernanda Peixoto. A pesquisa científica. In: GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (Org.). Métodos de pesquisa. coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. 120p. (Série Educação a Distância) Inclui figuras, quadros e anexos. Inclui referências. Disponível em: https://www.unifesp.br/reitoria/dci/images/DCI/revistas/Entreteses/guia_referenc ias_ABNT_2014.pdf. Acesso em: 28 jul. 2019.
STATCOUNTER. Portal. Disponível em: https://statcounter.com/. Acesso em: 24 jun. 2019. TEIXEIRA, Fabrício. Introdução e boas práticas em ux design. São Paulo: Casa do Código, 2015. 271 p. Disponível em: https://pt.slideshare.net/info_cimol/introducao-e-boas-praticas-em-ux-design. Acesso em: 04 jul. 2019.
TOLEDO, Fernando. E-commerce Brasil. O que é sortimento? e para que serve? 2015. Disponível em: https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/oque-e-sortimento-e-para-que-serve/. Acesso em: 25 jun. 2019.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. UNIRIO. Escola de Biblioteconomia. Projeto político pedagógico do curso de bacharelado em Biblioteconomia. Comissão: Marcos Luiz Cavalcanti de Miranda et al. Rio de Janeiro: [s. n.], 2010. Disponível em: http://www.unirio.br/unirio/cchs/eb/graducao/bacharelado-noturno-1. Acesso em: 26 maio 2019.
VALENTIM, Marta Ligia Pomim. O moderno profissional da informação: formação e perspectiva profissional. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 5, n. 9, p. 16-28, jan. 2000. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/12. Acesso em: 04 jul. 2019. doi: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2000v5n9p16.
VALENTIM, Marta Lígia Pomim. O profissional da informação: formação, perfil e atuação profissional. São Paulo: Polis, 2002. 156 p.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
O conteúdo dos textos e a citação e uso de imagens submetidas são de inteira responsabilidade dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Informação& Profissões, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita a autorização expressa da revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Informação&Profissões.