As técnicas de Search Engine Optimization (SEO) e suas contribuições com a experiência dos usuários nos mecanismos de busca

Search Engine Optimization (SEO) techniques and their contribution to the user experience on search engines

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2023v12n3p21

Palavras-chave:

Search Engine Optimization, Mecanismos de busca, Experiência do Usuário, Usuário

Resumo

Objetivo: Analisar como as novas tecnologias de informação e comunicação podem intervir na Experiência do Usuário, tendo como perspectiva as técnicas de Search Engine Optimization, aplicados aos mecanismos de busca, sob a conjuntura da Ciência da Informação. Metodologia: Possui uma abordagem quanti-qualitativa, sendo caracterizado sob o ponto de vista de seus objetivos como exploratório. O levantamento bibliográfico derivou em 117 documentos para análise, onde dezessete foram agregados ao conjunto do corpus documental, que permitiram uma análise mais profunda quanto à compatibilidade dos temas dos artigos com a proposta do estudo. Resultados: Relacionou-se em um quadro a Experiência do Usuário e as técnicas de Search Engine Optimization, empregando as facetas da Experiência do Usuário. Conclusões: Por meio deste trabalho, apurou-se como os mecanismos de busca estão avançando segundo a visão da Experiência do Usuário, onde as inovações referentes aos processos e busca se mostraram aderentes às necessidades apontadas pelos principais teóricos da Experiência do Usuário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Camossi, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), São Paulo, Brasil.

Cecílo Merlotti Rodas, Universidade Estadual Paulista – UNESP

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Docente no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília, Brasil.

Referências

ANKALKOTI, P. Survey on search engine optimization tools & techniques. Imperial Journal of Interdisciplinary Research (IJIR), [S. l.], v. 3, n. 5, p. 40-43, 2017.

BORBA, V. U.; AFFONSO, E. P.; SANT’ANA, R. C. G. Experiência do usuário: um estudo do site WikiCI. Informação & Tecnologia, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 21-34, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/itec/article/view/37582. Acesso em: 20 ago. 2022.

BRANSKI, R. M. Recuperação de informações na Web. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 9, n. 1, p. 70-87, 2004. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23500. Acesso em: 30 ago. 2022.

CAMOSSI, G.; RODAS, C. M. Search Engine Optimization e as suas contribuições para a ciência da informação. In: COLÓQUIO EM ORGANIZAÇÃO, ACESSO E APROPRIAÇÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO (COAIC), 6., 2022, Londrina. Anais [...]. Londrina: UEL, 2022. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/cinf/index.php/coaic2022/coaic2023/paper/viewFile/737/623. Acesso em: 30 ago. 2022.

CAMOSSI, G.; TEIXEIRA, H. D.; RODAS, C. M.; ALVES, R. C. V. Search engine optimization (SEO) aplicadas em comércio eletrônico. Informação@Profissões, Londrina, v. 24, n. 2, p. 203-189, 2018.

CAMOSSI, G.; TEIXEIRA, H. D.; RODAS, C. M.; ALVES, R. C. V. Técnicas de Search Engine Optimization (SEO) aplicado para o Comércio Eletrônico. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, v. 13, n. 1, p. 282-300, 2022. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/187500. Acesso em: 20 ago. 2022.

CARLSON, M. Journalistic epistemology and digital news circulation: Infrastructure, circulation practices, and epistemic contests. New media & society, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 230-246, 2020.

CONEGLIAN, C. S.; FERREIRA, A. M. J. F. C.; MONTEIRO, S. D.; VIDOTTI, S. A. B. G.; SANTAREM SEGUNDO, J. E. A Experiência do Usuário nos mecanismos de busca Knowledge Graph e o Knowledge Vault. Informação@Profissões, Londrina, v. 6, n. 2, p. 35, 2018. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/33103. Acesso em: 20 ago. 2022.

FERREIRA, A. M. J. F. C.; MARTINEZ, S. M. R.; CONEGLIAN, C. S.; VIDOTTI, S. A. B. G.; SANTARÉM SEGUNDO, J. E. Experiência de usuário: uma análise do ambiente wikipédia. In: SEMINÁRIO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (SECIN), 6., 2016, Londrina. Anais [...]. Londrina: UEL, 2016, p. 325-338. Disponível em: https://www.uel.br/eventos/cinf/index.php/secin2016/secin2016/paper/viewFile/351/172. Acesso em: 20 ago. 2022.

FERRER, A. M. Producción de noticias radiofónicas en el contexto de la convergencia periodística: análisis de Radio Marca y sus sinergias con Marca y marca. com. Estudios sobre el Mensaje Periodístico, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 785-795, 2018.

GABRIEL, M.; KISO, R. Marketing na era digital: Conceitos, plataformas e estratégias. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2020.

GHULAM, A.; DEPAR, M. H.; RAHU, S. On-Page Search Engine Optimization (SEO) Techniques Model: A Use Case Scenario of a Business Entity Website. International Journal for Research in Applied Science & Engineering Technology (IJRASET), [S. l.], v. 5, n. 6, p. 3076-3083, 2017.

GUPTA, S.; RAKESH, N.; THAKRAL, A.; CHAUDHARY, D. K. Search engine optimization: Success factors. In: FOURTH INTERNATIONAL CONFERENCE ON PARALLEL, DISTRIBUTED AND GRID COMPUTING (PDGC), 2016, Proceedings [...]. [S. l.]: IEEE, 2016.

KHAN, M. N. A.; MAHMOOD, A. A distinctive approach to obtain higher page rank through search engine optimization. Sādhanā, [S. l.], v. 43, n. 3, p. 1-12, 2018.

LEDFORD, J. L. SEO: search engine optimization bible. New Jersey: John Wiley, 2007.

LIMA, L. A. R.; VECHIATO, F. L. Framework para investigação do usuário em projetos de arquitetura da informação. Em Questão, Porto Alegre, v. 27, n. 2, p. 213-239, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/102281. Acesso em: 20 ago. 2022.

LOPEZOSA, C.; IGLESIAS-GARCÍA, M.; GONZÁLEZ-DÍAZ, C.; CODINA, L. Experiencia de búsqueda en cibermedios: análisis comparativo de diarios nativos digitales. Revista Española de Documentación Científica, Madrid, v. 43, n. 1, 2020. Disponível em: https://redc.revistas.csic.es/index.php/redc/article/view/1060. Acesso em 20 ago. 2022.

LUZ, C. S. O ENTORNO DIGITAL DA BIBLIOTECA ONLINE: relação da interface e da usabilidade. Páginas a&b: arquivos e bibliotecas, Porto, p. 3-11, 2018. Disponível em: https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/4563. Acesso em: 20 ago. 2022.

MAIA, M. A. Q.; BARBOSA, R. R.; WILLIAMS, P. Usabilidade e experiência do usuário de sistemas de informação: em busca de limites e relações. Ciência da Informação em Revista, Maceió, v. 6, n. 3, p. 34-48, 2019. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/8594. Acesso em: 20 ago. 2022.

MORVILLE, P. Projeto de experiência do usuário. Semantic Studios 2004. Disponível em: http://semanticstudios.com/user_experience_design/. Acesso em: 28 ago. 2022.

MORVILLE, P. Ambient findability: What we find changes who we become. Sebastopol: O'Reilly Media, Inc., 2005.

NEVES, B. C.; BARREIRA, M. I. D. J. S. Aproximação conceitual e possibilidades do marketing digital: o bibliotecário estrategista em mídias sociais. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, João Pessoa, v. 13, n. 1, p. 214-225, 2018.

NEVES, B. C.; SANTANA, R. D.; GOMES, D. V. A. Marketing Digital na Recuperação da Informação: técnicas de SEO para visibilidade de periódico científico. Páginas a&b: arquivos e bibliotecas, Porto, p. 133-143, 2020. Disponível em: https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/8191. Acesso em: 20 ago. 2022.

NEVES, B. C.; SANTANA, R. D.; GOMES, D. V. A.; REIS, M. J. Se estou no Google, logo existo: técnicas de alavancagem e visibilidade de um periódico científico em motores de busca por meio de técnicas de SEO. Informação & Informação, Londrina, v. 24, n. 2, p. 430-402, 2018. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/39512/pdf. Acesso em: 20 ago. 2022.

OLIVEIRA, H. P. C. de. Arquitetura da informação pervasiva: contribuições conceituais. 2013. 202 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2013. Disponível em:<https://repositorio.unesp.br/handle/11449/110387>. Acesso em: 16 nov 2022.

OLIVEIRA, A. M.; FERREIRA, H. T.; CASIMIRO, V. A.; SANTOS, C. A. C. M. Perspectivas em Gestão & Conhecimento. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, p. 137-159, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/10792. Acesso em: 20 ago. 2022.

PEREIRA, F. A.; KRZYZANOWSKI, R. F.; IMPERATRIZ, I. M. M. Técnicas de Search Engine Optimization (SEO) aplicadas no site da Biblioteca Virtual da FAPESP. Cadernos BAD (Portugal), [S. l.], v. 24, n. 2, p. 265-251, 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Fabiana-Pereira/publication/331595215_Tecnicas_de_Search_Engine_Optimization_SEO_aplicadas_no_site_da_Biblioteca_Virtual_da_FAPESP/links/5c829b2492851c695063e2dd/Tecnicas-de-Search-Engine-Optimization-SEO-aplicadas-no-site-da-Biblioteca-Virtual-da-FAPESP.pdf. Acesso em: 20 ago. 2022.

PICALHO, A. C. BIBLIOTECÁRIOS COMO ESPECIALISTAS EM SEO: reflexões a partir do Google = LIBRARIANS AS SEO EXPERTS: reflections from Google. Revista Bibliomar, São Luís, v. 20, n. 2, p. 49-62, jul./dez. 2021. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/17615/9991. Acesso em: 20 ago. 2022.

PICCOLO, D. M.; PEREIRA, C. M.; KATAHIRA, I.; VIDOTTI, S. A. B. G.; RODAS, C. M. User experience no contexto da inteligência artificial: uma revisão sistemática da literatura. Informação & Informação, Londrina, v. 24, n. 2, p. 326-302, 2018. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/43221/pdf. Acesso em: 20 ago. 2022.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. [S. l.]: Editora Feevale, 2013.

RODAS, C. M.; VIDOTTI, S. A. B. G.; MONTEIRO, S. D. INTERFACE DE BUSCA DO GOOGLE E YAHOO: a experiência do usuário sob o olhar do eye tracking. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 26, n. 2, p. 37-50, maio/ago. 2016. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/296778038.pdf. Acesso em: 20 ago. 2022.

RODAS, C. M.; VIDOTTI, S. A. B. G. Eye tracking em interface do google: a influência do elemento. Informação & Informação, Londrina, v. 24, n. 2, p. 419-402, 2018. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/30609/22021. Acesso em: 20 ago. 2022.

SANTOS, P. L. V. A. C.; VIDOTTI, S. A. B. G. Perspectivismo e Tecnologias de Informação e Comunicação: acréscimos à Ciência da Informação? DataGramaZero, [S. l.], v. 10, n. 3, 2009. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/6513. Acesso em: 20 ago. 2022.

SEPÚLVEDA, M. I. M.; ARAÚJO, C. A. Á. Realização de estudos de usuários na prática profissional bibliotecária: estudo de caso do sistema de bibliotecas da UFMG. Revista ACB, São José, v. 17, n. 2, p. 269-287, 2012. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/_repositorio/2015/12/pdf_c385d63d96_0000011997.pdf. Acesso em: 16 nov. 2022.

SMYRNAIOS, N.; REBILLARD, F. L’actualité selon Google L’emprise du principal moteur de recherche sur l’information en ligne. Communication langages, [S. l.], n. 2, p. 95-109, 2009.

STEIMER, I. S. G.; LUZ, C. S. Taxonomia para Comércio Eletrônico: diferentes perspectivas em front e back end. Ciência da Informação em Revista, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 3-14, 2015. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/2186. Acesso em: 20 ago. 2022.

Texto âncora: melhores práticas para otimizar o texto âncora - Moz. [s.d.]. Disponível em: https://moz.com/learn/seo/anchor-text. Acesso em: 30 ago. 2022.

TORINO, E.; TREVISAN, G. L.; VIDOTTI, S. A. B. G. Otimização da produção acadêmico-científica para mecanismos de busca acadêmicos (ASEO). BIBLOS, Rio Grande, v. 33, n. 2, p. 4-19, 2019. Disponível em: https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/9734. Acesso em: 20 ago. 2022.

TREVISAN, G. L.; MONTEIRO, S. D.; VIDOTTI, S. A. B. G. Search Engine Optimization e qualidade das fontes de informação digital: elementos construtores à busca. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 9, n. 2, p. 4-23, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pgc/article/view/43522. Acesso em: 20 ago. 2022.

ULLAH, A.; NAWI, N. M.; SUTOYO, E.; SHAZAD, A.; KHAN, S. N.; AAMIR, M. Search Engine Optimization Algorithms for Page Ranking: Comparative Study. International Journal of Integrated Engineering, [S. l.], v. 10, n. 6, p. 19-25, 2018. Disponível em: https://penerbit.uthm.edu.my/ojs/index.php/ijie/article/view/2833. Acesso em: 29 ago. 2022.

VEGLIS, A.; GIOMELAKIS, D. Search Engine Optimization. Future Internet, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 6, 2019. Disponível em: https://www.mdpi.com/1999-5903/12/1/6/htm. Acesso em: 30 ago. 2022.

YALÇIN, N.; KÖSE, U. What is search engine optimization: SEO? Procedia - Social and Behavioral Sciences, [S. l.], v. 9, p. 487-493, 2010.

Downloads

Publicado

2024-07-21

Como Citar

CAMOSSI, Gustavo; RODAS, Cecílo Merlotti. As técnicas de Search Engine Optimization (SEO) e suas contribuições com a experiência dos usuários nos mecanismos de busca: Search Engine Optimization (SEO) techniques and their contribution to the user experience on search engines. Informação@Profissões, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 21–39, 2024. DOI: 10.5433/2317-4390.2023v12n3p21. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/49088. Acesso em: 21 nov. 2024.