As técnicas de Search Engine Optimization (SEO) e suas contribuições com a experiência dos usuários nos mecanismos de busca

Search Engine Optimization (SEO) techniques and their contribution to the user experience on search engines

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2023v12n3p21

Palavras-chave:

Search Engine Optimization, Mecanismos de busca, Experiência do Usuário, Usuário

Resumo

Objetivo: Analisar como as novas tecnologias de informação e comunicação podem intervir na Experiência do Usuário, tendo como perspectiva as técnicas de Search Engine Optimization, aplicados aos mecanismos de busca, sob a conjuntura da Ciência da Informação. Metodologia: Possui uma abordagem quanti-qualitativa, sendo caracterizado sob o ponto de vista de seus objetivos como exploratório. O levantamento bibliográfico derivou em 117 documentos para análise, onde dezessete foram agregados ao conjunto do corpus documental, que permitiram uma análise mais profunda quanto à compatibilidade dos temas dos artigos com a proposta do estudo. Resultados: Relacionou-se em um quadro a Experiência do Usuário e as técnicas de Search Engine Optimization, empregando as facetas da Experiência do Usuário. Conclusões: Por meio deste trabalho, apurou-se como os mecanismos de busca estão avançando segundo a visão da Experiência do Usuário, onde as inovações referentes aos processos e busca se mostraram aderentes às necessidades apontadas pelos principais teóricos da Experiência do Usuário.

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Biografia do Autor

Gustavo Camossi, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), São Paulo, Brasil.

Cecílo Merlotti Rodas, Universidade Estadual Paulista – UNESP

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Docente no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília, Brasil.

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Publicado

2024-07-21

Como Citar

CAMOSSI, Gustavo; RODAS, Cecílo Merlotti. As técnicas de Search Engine Optimization (SEO) e suas contribuições com a experiência dos usuários nos mecanismos de busca: Search Engine Optimization (SEO) techniques and their contribution to the user experience on search engines. Informação@Profissões, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 21–39, 2024. DOI: 10.5433/2317-4390.2023v12n3p21. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/49088. Acesso em: 4 nov. 2024.