REA e bibliotecas: discussões sobre a importância da classificação e representação

Autores

  • Dayanne da Silva Prudencio Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) https://orcid.org/0000-0001-8346-2160
  • Lyvia Rocha de Jesus Araujo Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI IBICT/UFRJ.

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2021v10n3p173

Palavras-chave:

Recurso Educacional Aberto. Recurso de Informação. Fonte de Informação. Learning Object Metadata

Resumo

Objetivo: Discutir as manifestações dos recursos educacionais abertos (REA) nas bibliotecas, apresentar o método SPECC e o padrão de metadados IEEE LOM - Learning Object Metadata. Metodologia: Pesquisa de natureza exploratória e descritiva que utiliza pesquisa bibliográfica e abordagem qualitativa para a apresentação dos resultados. Resultados: Apresenta a importância dos processos de classificação e representação descritiva para a busca, acesso, uso e difusão dos recursos educacionais abertos. Conclusões: Conclui os processos de organização, classificação e representação de REA influenciam na recuperabilidade dos recursos nos catálogos virtuais e consequentemente na promoção, acesso e uso destes.

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Biografia do Autor

Dayanne da Silva Prudencio, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Doutora em Ciência da Informação pelo IBICT/UFRJ e Professora Adjunta do Departamento de Biblioteconomia da UNIRIO

Lyvia Rocha de Jesus Araujo, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI IBICT/UFRJ.

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da
Informação - PPGCI IBICT/UFRJ.

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

Prudencio, D. da S., & Araujo, L. R. de J. (2021). REA e bibliotecas: discussões sobre a importância da classificação e representação. Informação@Profissões, 10(3), 173–188. https://doi.org/10.5433/2317-4390.2021v10n3p173

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