REA e bibliotecas: discussões sobre a importância da classificação e representação

Autores

  • Dayanne da Silva Prudencio Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) https://orcid.org/0000-0001-8346-2160
  • Lyvia Rocha de Jesus Araujo Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI IBICT/UFRJ.

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2021v10n3p173

Palavras-chave:

Recurso Educacional Aberto. Recurso de Informação. Fonte de Informação. Learning Object Metadata

Resumo

Objetivo: Discutir as manifestações dos recursos educacionais abertos (REA) nas bibliotecas, apresentar o método SPECC e o padrão de metadados IEEE LOM - Learning Object Metadata. Metodologia: Pesquisa de natureza exploratória e descritiva que utiliza pesquisa bibliográfica e abordagem qualitativa para a apresentação dos resultados. Resultados: Apresenta a importância dos processos de classificação e representação descritiva para a busca, acesso, uso e difusão dos recursos educacionais abertos. Conclusões: Conclui os processos de organização, classificação e representação de REA influenciam na recuperabilidade dos recursos nos catálogos virtuais e consequentemente na promoção, acesso e uso destes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dayanne da Silva Prudencio, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Doutora em Ciência da Informação pelo IBICT/UFRJ e Professora Adjunta do Departamento de Biblioteconomia da UNIRIO

Lyvia Rocha de Jesus Araujo, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI IBICT/UFRJ.

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da
Informação - PPGCI IBICT/UFRJ.

Referências

ARAUJO, L. R. J. REA em saúde: boas práticas para sua aplicação e o papel das bibliotecas. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) – Escola de Biblioteconomia, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.

ASAY, P. Free electronic resource classification rating. Cunningham memorial library, Indiana – EUA, 2011. Disponível em: http://library.indstate.edu/tools/freeschema/rating.html. Acesso em: 11 nov. 2019.

AUSUBEL, D. P. Educational psychology: a cognitive view. New York: Holt, Rinehart and Winston, 1968.

BEZERRA, M. A. C. O papel da biblioteca escolar: importância do setor no contexto educacional. CRB8 Digital, v. 1, n. 2, 2008. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/9177. Acesso em: 5 ago. 2020.

DUTRA, Débora. Uma arquitetura de biblioteca digital de Aulas baseada no padrão IEE LOOM. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003. Disponível em: http://www.inf.ufsc.br/~mario.dantas/material.pdf. Acesso em: 01 out. 2021.

EVANGELISTA, C. C. D. Recursos Educacionais Abertos (REAs) na perspectiva da Ciência da Informação: um estudo dos aspectos relacionados à produção e ao uso. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-13092018-145712/pt-br.php. Acesso em: 01 out. 2021.

HIRST, T. Open Educational Resources and the University Library Website, 2019. Disponível em: https://blog.ouseful.info/2019/08/10/open-educational-resources-and-the-university-library-website/. Acesso em: 20 set. 2021.

KLEYMEER, P.; KLEINMAN, M.; HANSS, T. Reaching the heart of the university: libraries and the future of OER. In: ANNUAL OPEN EDUCATION CONFERENCE, 7., 2010, Barcelona. Eletronic procedings [...]. Barcelona: Open Education, 2010. Disponível em: https://deepblue.lib.umich.edu/bitstream/handle/2027.42/78006/ReachingtheHeartoftheUniversity-KleymeerKleinmanHanss.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 10 out. 2021.

KOOHANG, A.; KEITH, H. (Orgs.). Learning Objects and Instructional Design. 1 ed. Santa Rosa, California: Informing Science Press, 2007. v. 3, p. 253-280.

LJUBLJANA OER ACTION PLAN. Ljubljana OER Action Plan 2017. Disponível em: https://en.unesco.org/sites/default/files/ljubljana_oer_action_plan_2017.pdf. Acesso em: 20 mar. 2021.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M.E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU; 1986. 99 p.

MORAES, M. C. O paradigma educacional emergente. Campinas: Papirus, 1997.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA – UNESCO. OER Declaration. CONGRESSO MUNDIAL SOBRE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS (REA), 1., Paris, 1, 2012. Disponível em: http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/HQ/CI/WPFD2009/Portuguese_Declaration.html. Acesso em: 6 jun. 2021.

OPEN TEXTBOOK NETWORK. Open Textbooks Matter. Disponível em: https://open.umn.edu/opentextbooks/about. Acesso em: 10 nov. 2020.

PÖTTKER, L. M. V.; FERNEDA, E.; MOREIRO-GONZÁLEZ, J. A. Repositórios de objetos de aprendizagem: da arquitetura aos padrões de metadados para catalogação dos recursos educacionais. In: SEMINARIO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 6., 2016. Londrina: UEL, 2016. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/cinf/index.php/secin2016/secin2016/paper/view/260/185. Acesso em: 5 jun. 2021.

PRUDENCIO, D. S.; BERNARDI, G.; BIOLCHINI, J. C. A. As contribuições dos recursos educacionais abertos para a promoção da competência em informação no campo da saúde. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, [s.l], v. 16, p. 1-28, 2020. Acesso em: 15 jun. 2021.

SANTANA, Bianca; ROSSINI, Carolina; DE LUCA PRETTO, Nelson. Recursos Educacionais Abertos: práticas colaborativas e políticas públicas. Salvador: EDUFBA, 2012.

STACHOKAS, George. A new classification system for free electronic resources. Serials Review, [s.l], v. 38, p. 12-16, 2012. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/00987913.2012.10765413. Acesso em: 5 abr. 2020.

Downloads

Publicado

2021-12-31

Como Citar

PRUDENCIO, Dayanne da Silva; ARAUJO, Lyvia Rocha de Jesus. REA e bibliotecas: discussões sobre a importância da classificação e representação. Informação@Profissões, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 173–188, 2021. DOI: 10.5433/2317-4390.2021v10n3p173. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/44730. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)