Search engine optimization (SEO) aplicadas em comércio eletrônico

Autores

  • Gustavo Camossi Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília, São Paulo, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-1553-1053
  • Heytor Diniz Teixeira Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília, São Paulo, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-5954-1408
  • Cecilio Merlotti Rodas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Votuporanga, São Paulo, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-4856-066X
  • Rachel Cristina Vesu Alves Universidade Estadual Paulista Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista. Professora Assistente do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista. (Marília, SP, Brasil). https://orcid.org/0000-0002-1649-3722

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2021v10n3p189

Palavras-chave:

Search Engine Optimization. Comércio Eletrônico. Recuperação da Informação. Web. Mecanismos de busca.

Resumo

Objetivo: O presente artigo tem como objetivo apresentar a experiência de um comércio eletrônico durante a implementação de algumas técnicas de Search Engine Optimization (SEO). Metodologia: Trata-se de um estudo qualitativo exploratório e de natureza aplicada, sendo o seu escopo a observação direta, sem participantes, e tendo como método a netnografia para coleta e análise de dados. Resultados: Verificou-se que a utilização das técnicas de Search Engine Optimization na construção dos sites de comércio eletrônico é eficiente e adequada para otimização desses ambientes. Conclusões: Conclui-se que as técnicas de Search Engine Optimization e seus elementos, devidamente aplicados, auxiliam na organização, representação e recuperação da informação e tornam o site mais visível nos mecanismos de busca.

Descritores: Search Engine Optimization. Comércio Eletrônico. Recuperação da Informação. Web. Mecanismos de busca.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gustavo Camossi, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília, São Paulo, Brasil.

 

Referências

ALMEIDA, G. B. C.; SOUSA, A. K. N.; OLIVEIRA, H. P. C. Arquitetura da informação no contexto de gênero: uma análise do Website da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres. Ciência da Informação em Revista, v. 5, n. 3, p. 30–42.

BATTELLE, J. A busca: como o Google e seus competidores reinventaram os negócios e estão transformando nossas vidas. Rio de Janeiro: Campus, 2005.

BOHÓRQUEZ, I. E. T. Visibilidad Web de las Bibliotecas Públicas Colombianas. Memorias de Bibliotic, 2012. Disponível em: https://silo.tips/download/visibilidad-Web-de-las-bibliotecas-publicas-colombianas#. Acesso em: 08 out. 2021.

CENDÓN, B. V. Ferramentas de busca na Web. Ciência da Informação, v. 30, n. 1, p. 39–49, abr. 2001.

E-BIT. WEBSHOPPERS. 42. ed. Disponível em: <https://www.ebit.com.br/webshoppers>. Acesso em: 28 set. 2021.

Internet Live Stats. Google Search Statistics. Disponível em: https://www.Internetlivestats.com/google-search-statistics/#share. Acesso em: 23 jun. 2021.
GABRIEL, M.; KISO, R. Marketing na Era Digital: Conceitos, Plataformas e Estratégias. 2 ed. [S.l.] Atlas, 2020.

GABRIEL, M. Você, eu e os robôs: pequeno manual do mundo digital. São Paulo: Atlas, 2018.

KEMP, S. Digital 2021 Brazil: all the data, trends, and insights you need to help you understand how people use the Internet, mobile, social media, and ecommerce. Digital in Brazil. Disponível em: https://datareportal.com/reports/digital-2021-brazil. Acesso em: 15 jun. 2021.

LEDFORD, J. L. SEO: Search Engine Optimization Bible. [S.l.] John Wiley & Sons, 2007.

MARTINS, D.; CARVALHO JUNIOR, J. M. C. Memória como prática na cultura digital. In: NÚCLEO DE INFORMAÇÃO E COORDENAÇÃO DO PONTO BR. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos equipamentos culturais brasileiros: TIC Cultura 2016. 1 ed. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2017. Disponível em: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/1/tic_cultura_2018_livro_eletronico.pdf. Acesso em: 20 jun. 2021.

NOVAES. V. E-commerce brasileiro tem alta de 26% no primeiro trimestre. Economia e Política/Portal Panrotas. Disponível em: https://www.panrotas.com.br/mercado/economia-e-politica/2020/04/e-commerce-brasileiro-tem-alta-de-26-no-primeiro-trimestre_172823.html. Acesso em: 24 set. 2020.

TU, H. C.; HSIANG, J. An architecture and category knowledge for intelligent information retrieval agents. Proceedings of the thirty-first hawaii international conference on system sciences. Anais. IEEE, 1998.

ZLATIN, G. On-page vs. Off-page SEO: What’s the Difference? Digital Third Coast. 2017. Digital Third Coast. Disponível em: https://www.digitalthirdcoast.com/blog/on-page-off-page-seo-difference. Acesso em: 01.mar. 2021.

Downloads

Publicado

2021-12-31

Como Citar

Camossi, G., Teixeira, H. D., Rodas, C. M., & Alves, R. C. V. (2021). Search engine optimization (SEO) aplicadas em comércio eletrônico. Informação@Profissões, 10(3), 189–203. https://doi.org/10.5433/2317-4390.2021v10n3p189

Edição

Seção

Artigos