Competências do arquivista para a efetividade da gestão de documentos nas organizações
DOI:
https://doi.org/10.5433/2317-4390.2021v10n1p163Palavras-chave:
Competências Profissionais, Competência do Arquivista, Gestão de Documentos, Organizações, Ambientes OrganizacionaisResumo
O objetivo deste artigo consiste em analisar as competências do arquivista no que diz respeito à Gestão de documentos, analisando quais as competências necessárias para esse profissional atuar nessa área e como a Gestão de Documentos auxilia os ambientes organizacionais.
Metodologia: O artigo utiliza a pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa do tipo descritiva. Como resultado percebe-se que são poucos os textos que abordam as competências dos arquivistas, principalmente em suas atuações específicas, mas que é importante para o profissional, para a área e para as organizações que essas abordagens sejam realizadas. Conclusão: Considera-se que a Gestão de documentos é essencial para as organizações e possibilita dentre tantos outros benefícios o acesso às informações e aos documentos e que o arquivista possui competências específicas para cada uma de suas fases, portanto a percepção dessas competências auxilia na atuação e no desenvolvimento do profissional nessa área de atuação.
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