Arquivos de instituição de ensino: estudo de caso no Instituto Federal da Paraíba

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2021v10n1p121

Palavras-chave:

Arquivos de Instituição de Ensino, Arquivística, Instituto Federal da Paraíba – IFPB, Método Quadripolar

Resumo

Objetivo:Descrever o Arquivo do Instituto Federal da Paraíba - campus João Pessoa relatando facilidades e dificuldades enfrentadas pelos(as) profissionais arquivistas e técnicos(as) em arquivo que atuam neste ambiente.
Metodologia:
Trata-se de uma pesquisa descritiva, realizada mediante estudo de caso. Sua natureza é qualitativa e os dados foram coletados a partir de observação in loco e entrevista semiestruturada. Os resultados são apresentados em forma de relato de pesquisa.
Resultados: Apresenta dificuldades em encontrar o arquivo da instituição; deficiência no seu quadro pessoal pelas ausências de contratos de estágios; possui fluxo contínuo e apresenta necessidades quanto a melhoria de serviços específicos.
Conclusões: o arquivo descrito é o reflexo das atividades do Instituto Federal da Paraíba – campus João Pessoa (administrativas e acadêmicas), ainda determina papel histórico ao preservar documentos específicos e necessários para os pilares ensino, pesquisa e extensão. Deve ser realizada a contratação de profissionais para dinamizar a gestão documental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arthur Ferreira Campos, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraiba. 

Daniella Alves de Melo, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutoranda  em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Rayan Aramís de Brito Feitoza, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor substituto do na Universidade Federal da Paraíba

Leonardo Thales Brandão de Andrade, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Graduando em Arquivologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Servidor Público do Sindicato dos Trabalhadores da Fundac (SINTAC-PB).

Ramon Felix Moreira Pereira, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Graduando em Arquivologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Referências

ADELANTADO, A. L. Los fondos universitarios para la historia de las universidades. In: MUNDET, C. (Org.) Archivos Universitarios e historia de las universidades. Madrid: Instituto Antonio de Nebrija de estudios sobre la universidad, 2003. p.13-60.

BELLOTTO, H. L. Arquivos permanentes: tratamento documental. Rio de Janeiro: FGV, 2007.

BONATO, N. M. da C. Os arquivos escolares como fonte para a história da educação. Revista Brasileira de História da Educação, n. 10, p. 193-220, 2005.

BRASIL. Lei nº 8159, de 8 de janeiro de 1991. Dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências. Diário Oficial da União. Disponível em: https://bit.ly/3yDNkn6. Acesso em: 30 jan. 2021.

BRUYNE, P. De; HERMAN, J.; SCHOUTHEETE, M. De. Dinâmica da pesquisa em ciências sociais. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1991.

CANTALICE, L. de F. da S. S. Arquivos Escolares: uma proposta de um instrumento de controle de acesso e uso documental para o arquivo permanente do colégio polígono. 2014. Monografia (Graduação em Arquivologia). Universidade Federal da Paraíba, 2014. Disponível em: https://bit.ly/36rYijq. Acesso em: 22 fev. 2021.

COLMAN, R. S. L. Gestão documental nos arquivos escolares: estudo de caso nas escolas públicas Pirajá da Silva, Colégio Estadual da Bahia e CEFET. Monografia (Graduação em Arquivologia) – Universidade Federal da Bahia, 2008.

DUCHEIN, M. O respeito aos fundos em arquivística: princípios teóricos e problemas práticos. Arquivo & Administração, v. 10-14, n. 2, 1986. Disponível em: https://bit.ly/3yC7bTH. Acesso em: 15 fev. 2021.

GERONIMO, M. B. O arquivo universitário e as suas diretrizes: um estudo de caso do sistema de arquivo da UNICAMP (SIARQ). Marília: Unesp, 2014. 187f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual Paulista (Unesp) – Câmpus de Marília.

HEREDIA HERRERA, A. El principio de procedencia y los otros principios de la archivística. São Paulo: Associação de Arquivistas de São Paulo. 2003. (Coleção Scripta, 5).

MEDEIROS, R. H. A. Arquivos escolares – breve introdução a seu conhecimento. In: COLÓQUIO DO MUSEU PEDAGÓGICO, 3., Vitória da Conquista. Anais... Vitória da Conquista, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 2003.

PAES, M. L. Arquivo: teoria e prática. 3 ed. Rio de Janeiro: FGV, 2004. 228 p.

PEREIRA, M. A. F. Uma abordagem da história das instituições educacionais: a importância do arquivo escolar. Educação Unisinos, v. 11, n. 2, p. 85-90, 2007.

PORTAL IFPB. Histórico. Disponível em: https://bit.ly/3r0wLiD. Acesso em: 27 jan. 2021.
]
PORTO, D. M. História e evolução do Arquivo: a exemplaridade da Torre do Tombo. 2013. 83 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade da Beira Interior, Faculdade de Artes e Letras, 2013.

SCHELLENBERG, T. R. Arquivos modernos: princípios e técnicas. FGV Editora, 2008.

SILVA, A. M. da. RIBEIRO, F. Das ciências documentais à Ciência da Informação: ensaio epistemológico para um novo modelo curricular. Porto: Ed. Afrontamento, 2002.

Downloads

Publicado

2021-06-30

Como Citar

CAMPOS, Arthur Ferreira; MELO, Daniella Alves de; FEITOZA, Rayan Aramís de Brito; ANDRADE, Leonardo Thales Brandão de; PEREIRA, Ramon Felix Moreira. Arquivos de instituição de ensino: estudo de caso no Instituto Federal da Paraíba. Informação@Profissões, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 121–141, 2021. DOI: 10.5433/2317-4390.2021v10n1p121. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/42722. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos