Representação documental musical da cultura nordestina: processo de ensino e aprendizagem da construção de uma linguagem documentária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2021v10n1p53

Palavras-chave:

Linguagens documentárias, Cultura nordestina - Brasil, Música nordestina - Brasil

Resumo

Introdução: A aplicação do “Modelo Metodológico Integrado para a Construção de Tesauros” de Cervantes (2009), utilizado como metodologia de ensino e aprendizagem na disciplina de Linguagens Documentária, como uma das perspectivas de apreensão do conhecimento na área de Representação Documental. Objetivo: Partindo dessa perspectiva.
Objetivo desse estudo propõe a criação de uma linguagem documentária a partir de termos e expressões encontradas nas letras de músicas nordestinas.
Metodologia: Utiliza o “Modelo Metodológico Integrado para a Construção de Tesauros” de Cervantes (2009).
Resultado: Após passar por todas as etapas do modelo, apresenta como resultado 139 termos para a construção de uma linguagem documentária, utilizando o software TemaTres.
Conclusões: Conclui que este modelo de ensino e aprendizagem, pode ser uma alternativa para a disciplina de Linguagem Documentária, assim como reconhece a relevância da linguagem regional no exercício do papel social do bibliotecário, por meio da representação documental.

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Biografia do Autor

Vanessa Severino de Lima, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará

Heliomar Cavati Sobrinho, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professor da Universidade Federal do Ceará (UFC)

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Publicado

2021-06-30

Como Citar

LIMA, Vanessa Severino de; CAVATI SOBRINHO, Heliomar. Representação documental musical da cultura nordestina: processo de ensino e aprendizagem da construção de uma linguagem documentária. Informação@Profissões, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 53–82, 2021. DOI: 10.5433/2317-4390.2021v10n1p53. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/42513. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

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