Representação documental musical da cultura nordestina: processo de ensino e aprendizagem da construção de uma linguagem documentária
DOI:
https://doi.org/10.5433/2317-4390.2021v10n1p53Palavras-chave:
Linguagens documentárias, Cultura nordestina - Brasil, Música nordestina - BrasilResumo
Introdução: A aplicação do “Modelo Metodológico Integrado para a Construção de Tesauros” de Cervantes (2009), utilizado como metodologia de ensino e aprendizagem na disciplina de Linguagens Documentária, como uma das perspectivas de apreensão do conhecimento na área de Representação Documental. Objetivo: Partindo dessa perspectiva.
Objetivo desse estudo propõe a criação de uma linguagem documentária a partir de termos e expressões encontradas nas letras de músicas nordestinas.
Metodologia: Utiliza o “Modelo Metodológico Integrado para a Construção de Tesauros” de Cervantes (2009).
Resultado: Após passar por todas as etapas do modelo, apresenta como resultado 139 termos para a construção de uma linguagem documentária, utilizando o software TemaTres.
Conclusões: Conclui que este modelo de ensino e aprendizagem, pode ser uma alternativa para a disciplina de Linguagem Documentária, assim como reconhece a relevância da linguagem regional no exercício do papel social do bibliotecário, por meio da representação documental.
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