Diagnóstico das Bibliotecas Escolares Municipais de Vacaria (RS): situação atual e perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.5433/2317-4390.2020v9n2p197Palavras-chave:
Bibliotecas Escolares, Parâmetros para Biblioteca Escolar, Diagnóstico de Bibliotecas, Práticas EducativasResumo
Introdução: Este artigo apresenta resultados parciais da pesquisa em andamento de Mestrado Profissional em Gestão de Unidades de Informação, da Universidade do Estado de Santa Catarina. Explora a temática da biblioteca escolar enquanto espaço educativo e de suporte pedagógico ao trabalho em parceria de professores com bibliotecários; trazendo o contexto das escolas públicas municipais de Vacaria, interior do estado do Rio Grande do Sul.Objetivo: Diagnosticar como se configuram essas bibliotecas escolares em relação aos seus espaços e serviços, bem como às práticas educativas voltadas para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental.
Metodologia: Trata-se de pesquisa de campo, tipo exploratória, com abordagem qualitativa, cujo corpus investigativo é constituído por 11 escolas públicas de Vacaria (RS). As quais são analisadas com base na Resolução n.º 220/2020 do Conselho Federal de Biblioteconomia, dos Parâmetros para bibliotecas escolares (CFB; GEBE, 2010) e das Diretrizes da IFLA para a biblioteca escolar (IFLA, 2016), e referenciais teóricos.
Resultados: Apurou-se que as 11 escolas contam com espaço para a biblioteca, seis delas possuem acervo considerado exemplar (com quatro títulos por aluno). Há interesse por parte dos participantes em adquirir conhecimentos por meio de capacitação para melhor utilizar a biblioteca escolar. Contudo, verificou-se que as bibliotecas investigadas necessitam se adequar aos parâmetros normativos analisados.
Conclusões: Foi possível conhecer o cenário educacional do município de Vacaria referente à biblioteca escolar – número de escolas com presença de bibliotecas, profissionais, recursos tecnológicos, estrutura, serviços, utilização da biblioteca e percepções da comunidade escolar sobre ela.
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Referências
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