Atuação biblioteconômica no E-Commerce

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2020v9n1p1

Palavras-chave:

Biblioteconomia, Bibliotecários, E-commerce, Atuação profissional

Resumo

Introdução: Expõe o crescimento e a popularização da internet e do E-commerce no Brasil e consequentemente a abertura de novas vagas e emprego para os profissionais da informação.
Objetivo: Analisa a prática biblioteconômica e a participação de bibliotecários em uma empresa de E-commerce.
Metodologia:
Apresenta um estudo de caso de empresa de E-commerce e discute as respostas da aplicação de um questionário
Resultados: Declara que a atuação do bibliotecário no E-commerce contribui para a visibilidade da profissão e que há lugar para a prática biblioteconômica em mercados não tradicionais de informação bem como a sua colocação no mercado de trabalho formal.
Conclusões: Conclui que o bibliotecário possui as competências para atuar no E-commerce. Sugere a atualização das matrizes curriculares para o atendimento das demandas biblioteconômicas no comércio eletrônico digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Allan David Nunes da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ)

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Jaqueline Santos Barradas, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutora em Ciência da Informação pelo IBICT/UFRJ. Professora Adjunta da Escola de Biblioteconomia da Universidade Federal Do Estado do Rio de Janeiro. 

Referências

AMARAL, Roniberto Morato; GARCIA, Leonardo Guimarães; FARIA, Leandro Innocentini Lopes de; ALIPRANDINI, Dario Henrique. Modelo para o mapeamento de competências em equipes de inteligência competitiva. Ciência da Informação, Brasília, v. 37, n. 2, p. 7-19, ago. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100- 19652008000200001&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 25 maio 2019.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE COMÉRCIO ELETRÔNICO. Notícias. Ecommerce brasileiro espera faturar R$ 59,9 bilhões em 2017. 2016. Disponível em: https://abcomm.org/noticias/e-commerce-brasileiro-esperafaturar-r-599-bilhoes-em-2017/. Acesso em: 26 maio 2019.

BORGES, Maria Alice Guimarães. O profissional da informação: somatório de formações, competências e habilidades. In: BAPTISTA, Sofia Galvão; MUELLER, Suzana P. M. (Org.). Profissional da informação: espaço de trabalho. Brasília: Thesaurus, 2004. p. 55-69. Disponível em: http://repositorio.unb.br/handle/10482/1447. Acesso em: 10 nov. 2018.

CAIRES, Beatriz Matos. Time integralização. [mensagem pessoal] Mensagem recebida por: allandavidns@gmail.com. Em: 24 jun. 2019.

CARVALHO SILVA, Jonathas Luiz. Normatividade, tecnicidade e/ou cientificidade da Biblioteconomia. Transinformação, Campinas, v. 25, n. 1, p. 5-17, abr. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103- 37862013000100001&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 21 jun. 2019.

CLASSIFICAÇÃO BRASILEIRA DE OCUPAÇÕES. CBO. Nº 2612. Disponível em: http://www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/pesquisas/ResultadoFamiliaAtividades. jsf. Acesso em: 20 jun. 2019.

CHAIM, Ricardo Matos. Comércio eletrônico ou canal de vendas eletrônico? Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 5, n. 1, nov. 2007. ISSN 19815344. Disponível em: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/548/310. Acesso em: 22 maio 2019.

CONSELHO REGIONAL DE BIBLIOTECONOMIA – 7ª. Região. O profissional. Disponível em: http://www.crb7.org.br/carreira/o-profissional/ Acesso em: 10 nov. 2018.

CUNHA, Júlia Neves Ferreira. Treinamento de seo. Rio de Janeiro, 2019. 77 slides, color, 25cm x 20cm. In: TechWeek: Treinamento SEO. Treinamento Disponível em: https://drive.google.com/file/d/14k6LA6zOXXvNQdySQvPqLeZc2pyovW3e/view Acesso em: 24 jun. 2019.

CUNHA, Murilo Bastos da; CAVALCANTI, Cordélia Robalinho de Oliveira. Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia. Brasília: Briquet de Lemos, 2008. xvi, 451 p.

DRUBSCKY, Luiza. O que é Inteligência de Conteúdo? Oriente seu conteúdo de forma inteligente com dados! 2018. Disponível em: https://rockcontent.com/blog/inteligencia-de-conteudo/. Acesso em: 10 nov. 2018.

FERREIRA, Carlos Alberto. Biblioteconomia digital: planos de aulas, 2018.1. FONSECA, Edson Nery da. Introdução à Biblioteconomia. 2. ed. Brasília: Briquet de Lemos Livros, 2010. 152 p.

GUNTHER, Hartmut. Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa: esta é a questão? Psicologia: teoria e pesquisa, Brasília, v. 22, n. 2, p. 201-209, ago. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102- 37722006000200010&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 04 jul. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722006000200010.

G1. Globo repórter. Globo repórter revela quais características o profissional do futuro deve ter. 27 jun. 2019. Disponível em: https://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2019/06/27/globo-reporter-revelaquais-caracteristicas-o-profissional-do-futuro-deve-ter.ghtml. Acesso em: 8 de jul. 2019.

IBGE. Agência IBGE Notícias. PAC 2014: receita das vendas pela internet cresceu 290,4% desde 2007. [Rio de Janeiro], 2016a. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agenciade-noticias/releases/9502-pac-2014-receita-das-vendas-pela-internet-cresceu290-4-desde-2007. Acesso em: 11 nov. 2018.

IBGE. Agência IBGE Notícias. IBGE: celular se consolida como o principal meio de acesso à internet no Brasil. 2016b. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2016-12/ibgecelular-se-consolida-como-o-principal-meio-de-acesso-internet-no-brasil. Acesso em: 07 jul. 2019.

IBGE. Agência IBGE Notícias. PNAD Contínua TIC 2017: internet chega a três em cada quatro domicílios do país. 2018. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013- agencia-de-noticias/releases/23445-pnad-continua-tic-2017-internet-chega-atres-em-cada-quatro-domicilios-do-pais. Acesso em: 26 maio 2019.

LINKEDIN. Site. About. 2019. Disponível em: https://about.linkedin.com/ptbr?trk=homepage-basic_directory. Acesso em: 25 jun. 2019.

LUCAS, Alexandre; CAFE, Ligia Maria Arruda; VIERA, Angel Freddy Godoy. Inteligência de negócios e inteligência competitiva na ciência da informação brasileira: contribuições para uma análise terminológica. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 21, n. 2, p. 168-187, jun. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413- 99362016000200168&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 20 jun. 2019.

MADUREIRA, Helania Oliveira; VILARINHO, Lúcia Regina Goulart. A formação do bibliotecário para atuar em bibliotecas digitais: uma questão a aprofundar. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 15, n. 3, p. 87- 106, set./dez. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pci/v15n3/06.pdf. Acesso em: 10 nov. 2018.

MELMAN, Lucas. E-commerce Brasil. Glossário do marketplace: principais termos para entender esse mercado. 05 ago. 2016. Disponível em: https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/glossario-do-marketplaceprincipais-termos-para-entender-esse-mercado/. Acesso em: 04 jul. 2019.

MIRANDA, S. V. Identificando competências informacionais. Ciência da Informação, Brasília-DF, v. 33, n. 2, 2004. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/_repositorio/2010/02/pdf_9422f0c8f8_0008165.pdf. Acesso em: 27 jul. 2019.

PONTES, Flavio Vieira; LIMA, Gercina Ângela Borém de Oliveira. A organização do conhecimento em ambientes digitais: aplicação da teoria da classificação facetada. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 17, n. 4, p. 18-40, dez. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413- 99362012000400003&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 21 jun. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-99362012000400003.

REBELO, Tainara. Você acha o bibliotecário ultrapassado? saiba que a profissão está em alta. UOL, 2019. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/tecnologia/noticias/redacao/2019/05/16/shlerlockholmes-da-web-biblioteconomista-virou-profissional-disputado.htm. Acesso em: 26 maio 2019.

SANTOS, Priscila Reis dos; MESQUITA, José Marcos Carvalho de; NEVES, Jorge Tadeu de Ramos; BASTOS, Alessandra Mesquita. Inserção no mercado de trabalho e a empregabilidade de bacharéis em Biblioteconomia. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 21, n. 2, p. 14-32, jun. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413- 99362016000200014&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 21 jun. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/1981-5344/2563.

SEBRAE. Portal SEBRAE/Artigos. Integre seus canais de vendas a partir do conceito de omnichannel. Disponível em: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/integre-seus-canais-devendas-a-partir-do-conceito-de-omnichannel,87426f65a8f3a410VgnVCM2000003c74010aRCRD. Acesso em: 26 maio 2019.

SILVEIRA, Denise Tolfo; CÓRDOVA, Fernanda Peixoto. A pesquisa científica. In: GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (Org.). Métodos de pesquisa. coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. 120p. (Série Educação a Distância) Inclui figuras, quadros e anexos. Inclui referências. Disponível em: https://www.unifesp.br/reitoria/dci/images/DCI/revistas/Entreteses/guia_referenc ias_ABNT_2014.pdf. Acesso em: 28 jul. 2019.

STATCOUNTER. Portal. Disponível em: https://statcounter.com/. Acesso em: 24 jun. 2019. TEIXEIRA, Fabrício. Introdução e boas práticas em ux design. São Paulo: Casa do Código, 2015. 271 p. Disponível em: https://pt.slideshare.net/info_cimol/introducao-e-boas-praticas-em-ux-design. Acesso em: 04 jul. 2019.

TOLEDO, Fernando. E-commerce Brasil. O que é sortimento? e para que serve? 2015. Disponível em: https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/oque-e-sortimento-e-para-que-serve/. Acesso em: 25 jun. 2019.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. UNIRIO. Escola de Biblioteconomia. Projeto político pedagógico do curso de bacharelado em Biblioteconomia. Comissão: Marcos Luiz Cavalcanti de Miranda et al. Rio de Janeiro: [s. n.], 2010. Disponível em: http://www.unirio.br/unirio/cchs/eb/graducao/bacharelado-noturno-1. Acesso em: 26 maio 2019.

VALENTIM, Marta Ligia Pomim. O moderno profissional da informação: formação e perspectiva profissional. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 5, n. 9, p. 16-28, jan. 2000. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/12. Acesso em: 04 jul. 2019. doi: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2000v5n9p16.

VALENTIM, Marta Lígia Pomim. O profissional da informação: formação, perfil e atuação profissional. São Paulo: Polis, 2002. 156 p.

Downloads

Publicado

2020-05-22

Como Citar

SILVA, Allan David Nunes da; BARRADAS, Jaqueline Santos. Atuação biblioteconômica no E-Commerce. Informação@Profissões, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 1–27, 2020. DOI: 10.5433/2317-4390.2020v9n1p1. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/38981. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)