Catálogo online em bibliotecas públicas municipais do estado do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.5433/2317-4390.2020v9n1p108Palavras-chave:
Catálogo online, Online Public Access Catalogs, OPAC, Biblioteca PúblicaResumo
Introdução: No contexto das bibliotecas, sejam públicas ou de outros tipos, o catálogo sempre desempenhou importante papel nas tarefas de localizar, descrever e inventariar os conteúdos informacionais. Atualmente, com as amplas possibilidades de uso dos Online Public Access Catalogs, ou simplesmente OPACs, as bibliotecas podem utilizar essa ferramenta, não mais somente para recuperar, descrever ou inventariar os acervos, mas também como importante canal de divulgação e de comunicação com usuários reais e potenciais das bibliotecas. Entretanto, o contexto das bibliotecas públicas brasileiras impõe barreiras à adoção dos OPACs, visto que os custos de compra e manutenção de softwares voltados para essa finalidade não são considerados como prioritários para muitas dessas instituições.
Objetivo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar a situação das bibliotecas públicas municipais das maiores cidades do estado do Paraná, no que se refere a adoção ou não dos OPACs, observando ainda, quando o caso, quais softwares e funcionalidades existentes nos OPACs.
Metodologia: Levando-se em consideração os objetivos propostos para esse trabalho, trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória com abordagem tanto quantitativa quanto qualitativa.
Resultados: Percebeu-se que metade das 20 cidades pesquisadas, ou seja, 10 cidades mantêm OPACs, ao passo que em outras 10 cidades não foi percebida a existência dessa ferramenta.
Conclusões: Destaca-se de maneira positiva, o esforço conjunto liderado pela Biblioteca Pública do Paraná, que é um órgão estadual, no que se refere a oportunizar que algumas cidades paranaenses possam utilizar o software Pergamun para prover acesso público online aos catálogos de suas bibliotecas. Da mesma maneira que Londrina, Araucária, Arapongas e Cambé, cujas bibliotecas públicas municipais utilizam diferentes softwares para administrar seus OPACs. Todavia, a ausência dos OPACs em bibliotecas públicas de 10 das maiores cidades do Paraná, dentre elas a capital Curitiba, indica que há muito que avançar no sentido de oportunizar o uso dessa importante ferramenta.
Downloads
Referências
ARRUDA, S. M. de; CHAGAS, J. Glossário de biblioteconomia e ciências afim: português-inglês. Florianópolis: Cidade Futura, 2002.
BALBY, C. N. Estudos de uso de catálogos on-line (OPACs): revisão metodológica e aplicação da técnica de análise de log de transações a um OPAC de biblioteca. 2002. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2002.
BIBLIOTECA PÚBLICA DO PARANÁ. Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas. 2018a. Disponível em: http://www.bpp.pr.gov.br/Pagina/SistemaEstadual-de-Bibliotecas-Publicas. Acesso em: 10 fev. 2019a.
BIBLIOTECA PÚBLICA DO PARANÁ. Guia de Bibliotecas Públicas Municipais do Paraná. 2019b. Disponível em: https://www.bpp.pr.gov.br/Pagina/Guia-de-Bibliotecas-Publicas-Municipais-doParana. Acesso em: 15 fev. 2019b.
FIUZA, M. M. A catalogação bibliográfica até o advento das novas tecnologias. Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG, Belo Horizonte, v. 16, n. 1, p. 43-53, mar. 1987.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Brasil em síntese. 2018. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pr/panorama. Acesso em: 10 fev. 2019.
LEITÃO, P. J. O.; CALIXTO, J. A. O Catálogo 2.0 e os catálogos das bibliotecas públicas em Portugal. In: CONGRESSO NACIONAL DE BIBLIOTECÁRIOS, ARQUIVISTAS E DOCUMENTALISTAS, 11., 2012, Lisboa. Anais [...]. Lisboa: Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, 2012. Disponível em: https://www.bad.pt/publicacoes/index.php/congressosbad/article/view/322. Acesso em: 22 fev. 2019.
MEY, E. S. A. Catalogação e descrição bibliográfica. Brasília: ABDF, 1987.
OLIVEIRA, C. C. V. de. A interação dos usuários da UFMG com o catálogo online do sistema Pergamum. 2008. 199 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação, Belo Horizonte, 2008.
SISTEMA DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE LONDRINA. Catálogo online. 2019. Disponível em: http://bibliotecas.londrina.pr.gov.br/. Acesso em: 10 maio 2019.
SOUZA, E. G. de. Os desafios da catalogação compartilhada: um estudo do OPAC Argonauta – UFF. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 13., 2012. Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: IBICT, 2012.
SUAIDEN, E. J. A biblioteca pública no contexto da sociedade da informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 29, n. 2, p. 52-60, maio/ago. 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
O conteúdo dos textos e a citação e uso de imagens submetidas são de inteira responsabilidade dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Informação& Profissões, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita a autorização expressa da revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Informação&Profissões.