Design thinking na elaboração de uma proposta de sinalização da Biblioteca Universitária da UFCA: relato de pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.5433/2317-4390.2019v8n2p20Palavras-chave:
Design Thinking, Biblioteca Universitária, Sinalização, FerramentasResumo
Introdução: Diante das mudanças ocorridas nos últimos anos no ambiente das bibliotecas universitárias a gestão deste espaço se depara com um novo tipo de usuário já acostumado com a tecnologia da informação que criou novos anseios. A sinalização deve então ser pensada para esse tipo de usuário bem como ampliar também para a questão da acessibilidade assim, é importante rever os serviços e produtos oferecidos pela biblioteca dentro deste enfoque.Objetivo: Apresentar um relato de pesquisa sobre a concepção de soluções de sinalização utilizando ferramentas do Design Thinking com o engajamento de usuários da Biblioteca Central da Universidade Federal do Cariri (UFCA).
Metodologia: De natureza qualitativa o estudo compreendeu a utilização de um grupo focal onde foram entrevistados dez usuários da Biblioteca Universitária da UFCA. De natureza prática e com objetivos exploratórios, sua abordagem foi no formato de pesquisa-ação, visando promover a cooperação dos usuários da biblioteca do Campus de Juazeiro do Norte na concepção de soluções de sinalização do ambiente.
Resultados: Percebeu-se um engajamento colaborativo entre os participantes, envolvendo-os de maneira protagonista e entusiasmada para os desafios de identificar os problemas e propor soluções para a biblioteca. A utilização das etapas e das ferramentas do Design Thinking, ainda que registradas de maneira linear, procurou se adequar ao processo de maneira satisfatória segundo o relato do próprio grupo focal.
Conclusões: A colaboração entre as disciplinas de Design e a Ciência da Informação representa uma oportunidade para aproximar a prática do Design Thinking com intuito de otimizar sistemas de sinalização de bibliotecas, embora tenha se demonstrado que os métodos abordados são capazes de alcançar soluções ainda mais amplas. Sobretudo, o principal destaque a se considerar é a inserção dos usuários como parte fundamental no planejamento e estratégias do campo da ciência da informação.
Downloads
Referências
BROWN, Tim. Design thinking. Harvard Business Review, v. 86, n. 6, p. 85- 92, jun. 2008.
BURGUILLOS, Ferran. Design Thinking for Libraries: piensa el futuro de la biblioteca como lo haría un diseñador. Anuário ThinkEPI, v. 10, p. 109-112, 2016. Disponível em: https://recyt.fecyt.es/index.php/ThinkEPI/article/view/think epi.2016.19/30530. Acesso em: 05 jul. 2019.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2012.
IDEO. Design Thinking For Library. (Fundação Bill&Melinda Gates) Acesso em 2017. Disponível em: http://designthinkingforlibrary.com. Acesso em: 10 abr. 2018.
JOHN, Gemma. Designing libraries in 21st century: lessons for the UK. London: British Council, 2016.
JULIANI, Jordan; CAVAGLIERI, Marcelo; MACHADO, Raquel. Design Thinking como ferramenta para a geração de inovação: um estudo de caso da Biblioteca Universitária da UDESC. InCID: R. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, v. 6, n. 2, p. 66-83, set., 2015.
MACEDO, Paula A.; SANTOS, Ana M. S. Design Thinking para bibliotecas. In: PRADO, Jorge. (org.) Ideias emergentes em Biblioteconomia. São Paulo: FEBAB, 2016.
MELO, Adriana; ABELHEIRA, Ricardo. Design Thinking & Thinking design: metodologia, ferramentas e uma reflexão sobre o tema. São Paulo: Novatec, 2015.
PINHEIRO, Tennyson. Design Thinking Brasil: empatia, colaboração e experimentação para pessoas, negócios e sociedade. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
O conteúdo dos textos e a citação e uso de imagens submetidas são de inteira responsabilidade dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Informação& Profissões, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita a autorização expressa da revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Informação&Profissões.