Produção e colaboração científica dos docentes das pós-graduações em Biblioteconomia e Ciência da Informação da região nordeste: análise no período de 2013 a 2017

Autores

  • Ana Karolyne Nogueira de Sousa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Crato
  • Paulo Eduardo Silva Lins Cajazeira Universidade Federal do Cariri (UFCA) https://orcid.org/0000-0001-8060-9358

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2019v8n2p171

Palavras-chave:

Produção científica, Bibliometria, Análise de redes de coautorias

Resumo

Introdução: Por considerar a ciência em uma perspectiva acumulativa das produções e social nas relações de coautorias.
Objetivo:
analisar os indicadores de produção e colaboração científica dos docentes dos sete programas de pós-graduação stricto sensu da região Nordeste em Biblioteconomia e Ciência da Informação, do período de 2013 a 2017.
Metodologia:
tendo como métodos a bibliometria e análise de redes sociais de coautoria.
Resultados: Em relação aos periódicos científicos, foi demonstrado que os docentes têm optado pelas revistas de menor periodicidade, as trimestrais, assim como, por práticas endógenas, com uso massivo dos periódicos pertencentes aos próprios programas.
Conclusões: busca colaborar com o entendimento, reconhecendo as características e a evolução da área, identificando as especificidades e os padrões, com o propósito de promover discussões, contribuições e reflexões sobre as produções da área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Karolyne Nogueira de Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Crato

Mestra em Biblioteconomia, pela Universidade Federal do Cariri (UFCA). Bibliotecária/Documentalista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.

Paulo Eduardo Silva Lins Cajazeira, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Doutor em Comunicação e Semiótica, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professor da Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Referências

ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Correntes teóricas da Biblioteconomia. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo, v. 9, n.1, p. 41- 58, jan./dez. 2013. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/247. Acesso em: 20 fev. 2019.

ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Bibliometria: evolução história e questões atuais. Em Questão, Porto Alegre, v. 12, n. 1, p. 11-32, jan./jun. 2006. Disponível em: http://www.brapci.ufpr.br/documento.php?dd0=0000006356&dd1=15c36. Acesso em: 28 ago. 2016.

BRADFORD, Samuel Clement. Documentação. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1961. COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Diretoria de avaliação. Relatório da Avaliação Quadrienal 2017: Comunicação e Informação. Brasília, DF, 2017. Disponível em: https://bit.ly/3z8recz. Acesso em 14 dez. 2018.

CRESWELL, John. Projetos de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

DIAS, Eduardo Wense. Biblioteconomia e ciência da informação: natureza e relações. Perspect. cienc. inf., Belo Horizonte, v. 5, n. especial, p. 67-80, jan./jun. 2000.

FIGUEIREDO, Nice. Tópicos modernos em Bibliometria. Brasília, DF: Associação dos Bibliotecários do Distrito Federal, 1977.

GALINDO, Marcos; AZEVEDO NETTO, Carlos Xavier de. Distribuição dos recursos de formação em Pós-graduação: o caso da Ciência da Informação no Nordeste do Brasil. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 9., 2008, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: USP, 2008. p. 1-12. Disponível em: http://enancib.ibict.br/index.php/enancib/ixenancib/paper/viewFile/3089/2215 Acesso em: 25 jul. 2019.

GODOI, Christiane Kleinübing; BANDEIRA-DE-MELLO, Rodrigo; SILVA, Anielson Barbosa. (Org.). Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais: paradigmas, estratégias e métodos. São Paulo: Saraiva, 2006.

KOBASHI, Nair Yumiko; SANTOS, Raimundo Nonato Macedo dos. Institucionalização da pesquisa científica no Brasil: cartografia temática e de redes sociais por meio de técnicas bibliométricas. Transinformação, Campinas, v. 18, n. 1, p. 27-36, jan./abr. 2006. Disponível em: https://bit.ly/3rfYlc3. Acesso em: 25 jul. 2019.

LE COADIC, Yves François. A ciência da informação. 2. ed. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2004.

MELO, Natasha de Faria Neves. Análise da correlação entre produção científica, conhecimento inovador e impacto tecnológico nas Universidades Federais com investimento na infraestrutura da pesquisa. 2015. 122 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015. Disponível em: https://bit.ly/3kmvdyh. Acesso em: 25 jul. 2019.

MIRANDA, Májory Karoline Fernandes de Oliveira. O custodialismo e a teoria da intencionalidade. Recife: Liber, 2012.

MUELLER, Suzana Machado Pinheiro. Avaliação do estado da arte da formação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Ci. Inf., Brasília, DF, v. 17, n. 1, p. 71-81, jan./jun., 1988. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/301/301 Acesso em: 25 jul. 2019.

ORTEGA, Cristina Dotta. Relações históricas entre biblioteconomia, documentação e ciência da informação. DataGramaZero, Rio de Janeiro, v. 5, n. 3, p. 1-16, out. 2004. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/index.php/article/download/7649 Acesso em: 25 jul. 2019.

OTLET, Paul. O livro e a medida: bibliometria. In: OTLET, Paul. Bibliometria: teoria e prática. São Paulo: Cultrix, 1986. p. 19-34.

RODRIGUES, Mara Eliane Fonseca; DUMONT, Ligia Maria Moreira. A Lógica da Organização e Distribuição do Conhecimento na Universidade: implicações no processo de ensino-aprendizagem, em especial, nas áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação. DataGramaZero, v. 5, n. 2, abr. 2004. Disponível em: https://bit.ly/3z536YC. Acesso em: 2 fev. 2019.

RUSSO, Mariza. Fundamentos de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Rio de Janeiro: E-papers Serviços Editoriais, 2010.

SIDONE, Otávio José Guerci; HADDAD, Eduardo Amaral; MENA-CHALCO, Jesús Pascual. A ciência nas regiões brasileiras: evolução da produção e das redes de colaboração científica. TransInformação, Campinas, v. 28, n. 1, p. 15-31, jan./abr., 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/tinf/v28n1/0103- 3786-tinf-28-01-00015.pdf Acesso em: 22 fev. 2019.

SILVA, Antônio Braz de Oliveira e; MATHEUS, Renato Fabiano; PARREIRAS, Fernando Silva; PARREIRAS, Tatiane Aparecida Silva. Estudo da rede de coautoria e da interdisciplinaridade na produção científica com base nos métodos de análise de redes sociais: avaliação do caso do Programa de pós-graduação em Ciência da Informação - PPGCI/UFMG. Encontros Bibli, Florianópolis, n. especial, p. 179-194, 2006. Disponível em: https://bit.ly/3BcyYMA. Acesso em: 15 fev. 2019.

SILVA, Jonathas Luiz Carvalho. Uma análise sobre a identidade da Biblioteconomia: perspectivas históricas e objeto de estudo. Olinda: Edições Baluarte, 2010.

SIQUEIRA, Jéssica Câmara. Biblioteconomia, documentação e ciência da informação: história, sociedade, tecnologia e pós modernidade. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v.15, n.3, p.52-66, set./dez 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pci/v15n3/04.pdf Acesso em: 20 fev. 2019.

SOUZA, Francisco das Chagas de. Os paradigmas da biblioteconomia e suas implicações no ensino desta ciência. Encontros Bibli: Florianópolis, v. 1, n. 2, 1996. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/5/8 Acesso em: 25 jul. 2019.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/5/8. Acesso em: 22 abr. 2019.

VANZ, Samile Andréa de Souza. A bibliometria no Brasil: análise temática das publicações do periódico Ciência da Informação (1972-2002). In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. 5., 2003, Belo Horizonte MG, Anais [...]. Belo Horizonte: ANCIB, 2003. p. 1-20. Disponível em: http://enancib.ibict.br/index.php/enancib/venancib/paper/view/1961 Acesso em: 15 fev. 2019.

Downloads

Publicado

2019-11-16

Como Citar

SOUSA, Ana Karolyne Nogueira de; CAJAZEIRA, Paulo Eduardo Silva Lins. Produção e colaboração científica dos docentes das pós-graduações em Biblioteconomia e Ciência da Informação da região nordeste: análise no período de 2013 a 2017. Informação@Profissões, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 171–192, 2019. DOI: 10.5433/2317-4390.2019v8n2p171. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/37315. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos