Ações para a formação da competência em informação: relato de experiência

Autores

  • Waneska Cardoso dos Santos Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Adriana Rosecler Alcará Universidade Estadual de Londrina (UEL)

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2018v7n2p153

Palavras-chave:

Competência em Informação, Habilidades Informacionais, Biblioteca Especializada

Resumo

Introdução: A competência em informação se constitui em habilidades e atitudes para lidar de forma adequada e reflexiva com a informação e pode ser desenvolvida e aprimorada no decorrer das atividades propostas pelas bibliotecas. Acredita-se que a integração entre estudantes, equipe pedagógica, docentes e equipe da biblioteca se configura em importante ação para a formação dessas habilidades.
Objetivo: Relatar ações que podem contribuir para o desenvolvimento da competência em informação no âmbito de uma biblioteca especializada.
Procedimentos metodológicos: As ações realizadas tiveram como locus a biblioteca especializada do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Paraná (SENAI/PR) de Londrina e como público-alvo os estudantes de cursos técnicos e de qualificação profissional, professores e equipe pedagógica.
Resultados: Entre os principais resultados destaca-se que as ações realizadas possibilitaram a otimização no uso dos recursos informacionais da biblioteca. Assim como evidenciaram a importância da integração entre os diversos sujeitos que compõe o contexto escolar.
Conclusão: As ações promoveram mais sinergia e a sensação de pertencimento em relação ao ambiente da biblioteca, oportunizando o desenvolvimento de habilidades para a competência em informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Waneska Cardoso dos Santos, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Mestranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (PPGCI/UEL)

Adriana Rosecler Alcará, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Psicologia pela Universidade São Francisco (USF), Campus Itatiba. Professora do Departamento de Ciência da Informação na Universidade Estadual de Londrina.

Referências

ASSOCIATION OF COLLAGE AND RESEARCH LIBRARIES – ACRL. Framework for information literacy for higher education. Chicago, 2016. Disponível em: http://www.ala.org/acrl/standards/ilframework. Acesso em: 19 jun. 2018.

ASHWORTH, Wilfred. Manual de bibliotecas especializadas e de serviços informativos. 2. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1971.

BRASIL. Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas. Tipos de bibliotecas. Disponível em: http://snbp.culturadigital.br/tipos-de-bibliotecas/. Acesso em: 24 ago. 2018.

CAMPELLO, Bernadete dos S. Letramento informacional: função educativa do bibliotecário na escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

DELORS, Jacques et al. Educação: um tesouro a descobrir: relatório para a UNESCO da comissão internacional sobre educação para o século XXI. Brasília, UNESCO, 2010. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0010/001095/109590por.pdf. Acesso em: 05 maio 2018.

DUARTE, Newton. As pedagogias do “aprender a aprender” e algumas ilusões da assim chamada sociedade do conhecimento. Revista Brasileira de Educação, Brasília, n. 18, p. 35-151, set./dez. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n18/n18a04. Acesso em: 30 abr. 2018.

DUDZIAK, Elisabeth Adriana. Os faróis da sociedade de informação: uma análise crítica sobre a situação da competência em informação no Brasil. Informação & Sociedade: estudos, João Pessoa, v. 18, n.2, p. 41-53, maio/ago. 2008. Disponível em: http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/1704. Acesso em: 08 maio 2018.

DUDZIAK, Elisabeth Adriana. A information literacy e o papel educacional das bibliotecas. 2001. 173 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Comunicação) – Universidade de São Paulo. Escola de Comunicação e Artes. São Paulo: USP, 2001.

FARIAS, Gabriela Belmont de; BELLUZZO, Regina Célia Baptista. Competência em informação: perspectiva didática pedagógica. Informação & Informação, Londrina, v. 22, n. 3, p. 112-135, set./out. 2017. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/26716. Acesso em: 01 maio 2018.

FERREIRA, Danielle Thiago. Profissional da informação: perfil de habilidades demandadas pelo mercado de trabalho. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 1, p. 42-49, jan./abr. 2003.

FIGUEIREDO, Nice. Bibliotecas universitárias e especializadas: paralelos e contrastes. Revista Biblioteconomia, Brasília, v.7, n. 1, p. 9-25, jan./jun. 1979. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/_repositorio/2011/05/pdf_f05f908822_0016855.pdf. Acesso em: 29 abr. 2018.

GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves. Competência em informação: conceitos, características e desafios. Atoz: Novas Práticas em Informação e Conhecimento. Curitiba, v.2, n.1, p.5-9, jan./jun.2013. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/atoz/article/viewFile/41315/25246. Acesso em: 09 set. 2018.

HATSCHBACH, Maria Heloisa de Lima; OLINTO, Gilda. Competência em informação: caminhos percorridos e novas trilhas. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 4, n.1, p. 20-34, jan./jun. 2008. Disponível em: https://febab.emnuvens.com.br/rbbd/article/view/64/78. Acesso em: 30 abr. 2018.

LAU, Jesús. Diretrizes sobre desenvolvimento de habilidades em informação para a aprendizagem permanente. Boca Del Rio: IFLA, 2007. Disponível em: https://www.ifla.org/files/assets/information-literacy/publications/ifla-guidelines-pt.pdf. Acesso em: 25 ago. 2018.

LIBÂNEO, José Carlos. Produção de saberes na escola: suspeitas e apostas. Disponível em: http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/educacao/0079.html. Acesso em: 01 jun. 2018.

MIRANDA, Ana Cláudia Carvalho de. Formação e desenvolvimento de coleções em bibliotecas especializadas. Informação & Sociedade: estudos, João Pessoa, v. 17, n. 1, 9. p. 87-94, jan./abr. 2007. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/index.php/article/download/12783. Acesso em: 06 maio 2018.

PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999.

PINHEL, Inabiá; KURCGANT, Paulina. Reflexões sobre competência docente no ensino de enfermagem. Revista Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 41, n. 4, p. 711-716, out. 2007. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/reeusp/article/viewFile/41675/45284. Acesso em: 29 abr. 2018.

SANTOS, Alan Breno, et al. Biblioteca bibliotecário: análise da atuação profissional dos bibliotecários do Hospital Sarah-unidade São Luiz – MA. Revista Bibliomar: Informação a Serviço da Ciência, São Luís v. 15, n. 1/2, jan./dez. 2016. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/6622. Acesso em: 24 ago. 2018. S

SANTOS, Camila Araújo dos. Competência em Informação na formação básica dos estudantes da Educação Profissional e Tecnológica. 286f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Marília: UNESP, 2017. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/Pos-Graduacao/CienciadaInformacao/Dissertacoes/santos_ca_do.pdf. Acesso em: 24 ago. 2018.

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL (SENAI). Departamento Nacional. Metodologia SENAI de educação profissional. Brasília: SENAI/DN, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22598. Acesso em: 09 set. 2018.

SPUDEIT, Daniela. Programas para desenvolvimento de competências informacionais: implementação, metodologias e avaliação. In: ALVES, Maria Fernanda Melo; CORRÊA, Elisa Cristina Delfini; LUCAS, Elaine Rosangela de Oliveira (Org.). Competência em Informação: políticas públicas, teoria e prática. Salvador: EDUFBA, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22598. Acesso em: 17 abr. 2018.

SPUDEIT, Daniela et al. Criação, implantação e avaliação de um programa de competência em informação em alunos do ensino fundamental. In. XXVII CONGRESSO BRASIELIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (CBBD), Eixo 2, 2017. Anais... Fortaleza: s.n., 2017. p. 885-905. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1001. Acesso em: 25 abr. 2018.

TARGINO, Maria das Graças. Bibliotecas universitárias e especializadas de São Luís. Revista de Biblioteconomia de Brasília, Brasília, v. 16, n. 1, p. 19- 32, jan./jun. 1988. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/index.php/article/view/0000002552/0c75e380b8fb1328. Acesso em: 30 abr. 2018.

TOMASI, Antônio de Pádua Nunes. Qualificação ou competência? Educação & Tecnologia, Belo Horizonte, v. 7, n. 1, p. 51-60, jan./jun. 2002. Disponível em: https://periodicos.cefetmg.br/index.php/revista-et/article/view/34/28. Acesso em: 05 maio 2018.

VIEIRA, Adriane; LUZ, Talita Ribeiro da. Do sabor aos saberes: comparando as noções de qualificação e de competência. Organizações e Sociedade, Salvador, v. 12, n. 33, p. 93-108, abr./jun. 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S198492302005000200. Acesso em: 29 abr. 2018.

VOLPATO, Sílvia Maria Berté, BORENSTEIN, Carlos Raul. A trajetória de uma biblioteca especializada: o caso da biblioteca do curso de pós-graduação em administração da UFSC. RCA: Revista de Ciências da Administração, Florianópolis, v.2, n.4, p. 87-97, set. 2000. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/8055. Acesso em: 29 ago. 2018.

Downloads

Publicado

2018-10-14

Como Citar

SANTOS, Waneska Cardoso dos; ALCARÁ, Adriana Rosecler. Ações para a formação da competência em informação: relato de experiência. Informação@Profissões, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 153–175, 2018. DOI: 10.5433/2317-4390.2018v7n2p153. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/34664. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiências