O ensino das mídias sociais nos cursos de graduação em Biblioteconomia do sul do Brasil

Autores

  • Ana Cristina Luckmann Cardoso Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Ana Maria Pereira Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2017v6n2p94

Palavras-chave:

Biblioteconomia, Matriz curricular, Mídias sociais

Resumo

Introdução: A globalização e as TIC’s contribuíram para o surgimento de novas exigências profissionais. Desta forma, o bibliotecário, como gestor da informação, passou a ter um campo de atuação mais amplo.
Objetivo:
Esta comunicação apresenta as mídias sociais como um recurso para o trabalho do bibliotecário e investiga o ensino das mídias sociais nas matrizes curriculares dos Cursos de Graduação em Biblioteconomia das Instituições de Ensino Superior da região Sul do Brasil, verificando a abordagem dos termos redes sociais, Facebook, Twitter, blogs e internet; bem como, o conhecimento das disciplinas que tem o ensino das mídias sociais em seus currículos.
Metodologia: Nos procedimentos metodológicos, foram apresentados como universo da pesquisa as sete Instituições de Ensino Superior: em Santa Catarina, a UDESC, UFSC e a Universidade Comunitária da Região de Chapecó; no Paraná a UEL, e; no Rio Grande do Sul, a UFRGS, a FURG e a Universidade de Caxias do Sul. Para a coleta de dados, foi realizado o levantamento nos sites dos cursos de Biblioteconomia destas instituições e a aplicação do questionário aos coordenadores e chefes dos cursos.
Resultados: Nos resultados foram constatados que em três das Instituições supracitadas, existe o ensino das mídias sociais no Curso de Graduação em Biblioteconomia.
Conclusões: Cada vez mais as mídias sociais fazem parte do cotidiano dos acadêmicos de biblioteconomia e essa é uma realidade imutável. Concluiu-se que 75% dos respondentes consideram muito importante incluir as mídias sociais nas matrizes curriculares dos cursos, realizar discussões sobre as mídias sociais na área da Biblioteconomia e Ciência da Informação, bem como oferecer subsídios para reflexões do profissional sobre o uso das novas ferramentas de trabalho, unindo teoria e prática em sua área de atuação. Também aponta a necessidade dos cursos se manterem atualizados com as mídias sociais e as novas tendências tecnológicas, propõe ajustes em sua matriz curricular, respeitando suas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), mas ao mesmo tempo, buscando atender às novas exigências do mercado cada vez mais competitivo e inovador.

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Biografia do Autor

Ana Cristina Luckmann Cardoso, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Graduação em Biblioteconomia e Gestão da Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Ana Maria Pereira, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutora em Tecnologia e Sistemas de Informação pela Universidade do Minho, Portugal. Professora do Departamento de Biblioteconomia e Gestão da Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

 

Referências

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Publicado

2017-12-15

Como Citar

CARDOSO, Ana Cristina Luckmann; PEREIRA, Ana Maria. O ensino das mídias sociais nos cursos de graduação em Biblioteconomia do sul do Brasil. Informação@Profissões, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 94–118, 2017. DOI: 10.5433/2317-4390.2017v6n2p94. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/33359. Acesso em: 3 out. 2024.

Edição

Seção

Comunicações