O ensino das mídias sociais nos cursos de graduação em Biblioteconomia do sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5433/2317-4390.2017v6n2p94Palavras-chave:
Biblioteconomia, Matriz curricular, Mídias sociaisResumo
Introdução: A globalização e as TIC’s contribuíram para o surgimento de novas exigências profissionais. Desta forma, o bibliotecário, como gestor da informação, passou a ter um campo de atuação mais amplo.
Objetivo: Esta comunicação apresenta as mídias sociais como um recurso para o trabalho do bibliotecário e investiga o ensino das mídias sociais nas matrizes curriculares dos Cursos de Graduação em Biblioteconomia das Instituições de Ensino Superior da região Sul do Brasil, verificando a abordagem dos termos redes sociais, Facebook, Twitter, blogs e internet; bem como, o conhecimento das disciplinas que tem o ensino das mídias sociais em seus currículos.
Metodologia: Nos procedimentos metodológicos, foram apresentados como universo da pesquisa as sete Instituições de Ensino Superior: em Santa Catarina, a UDESC, UFSC e a Universidade Comunitária da Região de Chapecó; no Paraná a UEL, e; no Rio Grande do Sul, a UFRGS, a FURG e a Universidade de Caxias do Sul. Para a coleta de dados, foi realizado o levantamento nos sites dos cursos de Biblioteconomia destas instituições e a aplicação do questionário aos coordenadores e chefes dos cursos.
Resultados: Nos resultados foram constatados que em três das Instituições supracitadas, existe o ensino das mídias sociais no Curso de Graduação em Biblioteconomia.
Conclusões: Cada vez mais as mídias sociais fazem parte do cotidiano dos acadêmicos de biblioteconomia e essa é uma realidade imutável. Concluiu-se que 75% dos respondentes consideram muito importante incluir as mídias sociais nas matrizes curriculares dos cursos, realizar discussões sobre as mídias sociais na área da Biblioteconomia e Ciência da Informação, bem como oferecer subsídios para reflexões do profissional sobre o uso das novas ferramentas de trabalho, unindo teoria e prática em sua área de atuação. Também aponta a necessidade dos cursos se manterem atualizados com as mídias sociais e as novas tendências tecnológicas, propõe ajustes em sua matriz curricular, respeitando suas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), mas ao mesmo tempo, buscando atender às novas exigências do mercado cada vez mais competitivo e inovador.
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