Museus e virtualidades: uma relação para o século XXI

Autores

  • Fábio Rogério Batista Lima Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (UNESP) https://orcid.org/0000-0001-8729-618X
  • Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa Santos Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (UNESP)
  • Julio Bittencourt Francisco Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) https://orcid.org/0000-0001-8746-4091

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2016v5n2p102

Palavras-chave:

Museu Virtual, Imagem, Informação e Tecnologia, Intersemioses Digitais, Plataformas digitais, Museus de arte, Google Art Project

Resumo

Introdução: Antes da reprodução fotográfica, a apreciação da arte era limitada apenas às visitas físicas aos museus ou as coleções pessoais. Com a digitalização e a transposição de obras de arte para plataformas museológicas digitais cria-se simulacros das obras originais, e sua forma material e orgânica transforma-se em linguagem computacional de bits e bytes.
Objetivo: Identificar as características que indicam as transformações da estrutura de apresentação da obra de arte na sua passagem para ambientes virtuais quando digitalizadas, uma vez que a mudança de um sistema semiótico para outro ocasiona rupturas e mutações na qualidade estética da obra de arte produzida sobre um suporte e transferida para outro.
Metodologia: Com uso do método bibliográfico descritivo, verificaram-se as características de acesso à informação através das novas plataformas museológicas no ambiente Web.
Resultados: Com as plataformas digitais on-line, os museus perdem em intensidade, pois as obras expostas são representações das originais, no entanto, ganham em extensividade, pois democratizam o acesso.
Conclusões: Essas plataformas recontextualizam as obras e servem como guia e tradutor do acervo, levando o indivíduo a percorrer a exposição com um conjunto de informações que atuam como apoio didático-pedagógico no processo de aquisição de repertório e ampliação da base de conhecimento.

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Biografia do Autor

Fábio Rogério Batista Lima, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (UNESP)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de Marília, Brasil.

Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa Santos, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (UNESP)

Doutora em  Ciência da Informação. Professora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de Marília, Brasil.

Julio Bittencourt Francisco, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutorando em História da América Latina (PUCRS). Professor de Museologia na FABICO/UFRGS. 

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Publicado

2017-02-23

Como Citar

Lima, F. R. B., Santos, P. L. V. A. da C., & Francisco, J. B. (2017). Museus e virtualidades: uma relação para o século XXI. Informação@Profissões, 5(2), 102–121. https://doi.org/10.5433/2317-4390.2016v5n2p102