Comunidades de prática: um estudo de caso REDARTE/RJ
DOI:
https://doi.org/10.5433/2317-4390.2015v4n2p87Palavras-chave:
Comunidades de prática, Gestão do conhecimento, Informação em Arte, Redes de bibliotecas, Centros de informação, REDARTE/RJResumo
Introdução: As redes desempenham um papel cada vez mais importante na sociedade.
Objetivo: Identificar e analisar quais características da Rede de Bibliotecas e Centros de Informação em Arte no Estado do Rio de Janeiro (REDARTE/RJ) se assemelham às de comunidades de prática (CoP) e, caso positivo, verificar se as características observadas podem contribuir para a maior integração das ações desenvolvidas pelos profissionais de informação em Arte e suas instituições.
Metodologia: Estudo de caso baseado em pesquisa do tipo descritiva e exploratória com abordagem qualitativa e quantitativa que utilizou para coleta de dados pesquisa documental, entrevista e aplicação de questionário. Identifica pontos fortes e pontos de melhoria.
Resultados: Constata-se que a REDARTE/RJ pode ser caracterizada como uma comunidade de prática, pois possui as características essenciais deste tipo de organização: o domínio, a comunidade e a prática, nas suas atividades, produtos e serviços.
Conclusões: Os pontos fortes e melhoria são identificados, bem como são apresentadas recomendações estratégias de CoP para potencializar as ações da Rede.
Downloads
Referências
FERREZ, Helena Dodd. A REDARTE/RJ: entrevista. 27 julho 2014. Rio de Janeiro. Entrevista concedida a AUTOR.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS. Knowledge Management section. What is Knowledge Management? Disponível em: http://iflakm.wikispaces.com/What+is+Knowledge+Management%3F?re sponseToken=011563dfe66259f2024e88ebf9986c78c. Acesso em: 28 set. 2014.
McDERMOTT, Richard. Knowing in Community: 10 Critical Success Factors in Building Communities of Practice. 2001. Disponível em: http://archive2.nmc.org/projects/dkc/sfccp_1.shtml. Acesso em: 19 ago. 2015.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 13. ed. São Paulo: Hucitec, 2013.
MINAYO, Maria Cecilia de S., SANCHES, Odécio. QuantitativoQualitativo: Oposição ou Complementaridade? Cad. Saúde Públ., Rio de Janeiro, v. 9 n. 3, p. 239-262, jul/set, 1993. Disponível em: http://unisc.br/portal/upload/com_arquivo/quantitavivo_qualitativo_oposi cao_ou_complementariedade.pdf. Acesso em: 16 out. 2015.
OECD. Manual de Oslo: diretrizes para coleta e interpretação de dados sobre inovação. 3. ed. Rio de Janeiro: FINEP, 1997. Disponível em: http://www.uesc.br/nucleos/nit/manualoslo.pdf. Acesso em: 17 jul. 2015.
PINHEIRO, Lena Vania Ribeiro; GONZALEZ DE GOMEZ, Maria Nélida (Org.). Interdiscursos da ciência da informação: arte, museu e imagem. Rio de Janeiro; Brasília: IBICT/DEP/DDI, 2000.
REDES DE BIBLIOTECAS E CENTROS DE INFORMAÇÃO EM ARTE ARTE NO ESTADO DO RIOI DE JANEIRO – REDARTE/RJ. Atas. Rio de Janeiro, 1995-1997, 2005-2007, 2010-2014. Mimeo.
REDES DE BIBLIOTECAS E CENTROS DE INFORMAÇÃO EM ARTE ARTE NO ESTADO DO RIOI DE JANEIRO – REDARTE/RJ. Estatuto. Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: http://redarterj.com/estatuto/. Acesso em: 26 jan. 2015.
ROGERS, Everett. Diffusion of Innovations. 3 ed. New York: Free Press, 1983. ROGERS, Everett. Diffusion of Innovations. 5 ed. New York: Free Press, 2003.
SPECIAL LIBRARIES ASSOCIATION. Competencies for Information Professionals of the 21st Century. 2003. Disponível em: http://sla.org/wpcontent/uploads/2013/01/0_LRNCompetencies2003_revised.pdf. Acesso em: 10 set. 2015.
TERRA, José Claudio C. Gestão do Conhecimento: 7 dimensões e 100 práticas gerenciais. 2007. Disponível em: http://biblioteca.terraforum.com.br/BibliotecaArtigo/GC__7_Dimens%C3 %B5es_e_100_pr%C3%A1ticas_gerenciais.pdf. Acesso em: 06 jun. 2014.
TOWNLEY, Charles T. KM and academic libraries. C&RL, v. 62, n. 144, p.44-55, Jan. 2001. Disponível em: http://crl.acrl.org/content/62/1/44.full.pdf+html. Acesso em: 4 fev. 2014.
VALERA OROL, Concha Varela; GARCIA MELERO, Luis Angel; GONZALEZ GUITIAN, Carlos Gonzalez. Redes de bibliotecas. Boletín de La Anabad, A Conuña, v. 38, n. 1-2, p.215-242, 1988.
WENGER, Etienne. Communities of practice: learning, meaning, and identity. Cambridge, UK: University of Cambridge Press, 1998.
WENGER. Etienne. Communities of practice and social learning systems: the career of a concecpt. 2010. Disponível em: http://wenger-trayner.com/wp-content/uploads/2012/01/09-10-27-CoPsand-systems-v2.0.pdf. Acesso em: 21 set. 2015.
WENGER, Etienne; McDEMORTT, Richard; SNYDER, William. Cultivating communities of practice: a guide to managing knowledge. Boston: Harvard Business Press, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
O conteúdo dos textos e a citação e uso de imagens submetidas são de inteira responsabilidade dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Informação& Profissões, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita a autorização expressa da revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Informação&Profissões.