Estrutura organizacional e a formação educacional dos trabalhadores do Instituto Euvaldo Lodi de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.5433/2317-4390.2017v6n1p135Palavras-chave:
Formação educacional, Organização, Estrutura organizacionalResumo
Introdução: No mercado cada dia mais competitivo, que sofre com as grandes transformações, tem exigido das organizações ajustes nas suas estruturas internas, como também, melhor qualificação e formação educacional do trabalhador, estimulando-o a reflexão e a criatividade. Estas transformações forçam as organizações a agirem no aumento da produção e na oferta de resultados mais eficazes que permitam estruturas mais competitivas e inovadoras.
Objetivo: Este artigo tem como objetivo conhecer a estrutura organizacional do Instituto Euvaldo Lodi de Minas Gerais (IEL/MG) e o nível de formação educacional dos seus trabalhadores.
Metodologia: Quanto ao parâmetro metodológico utilizou-se o estudo de caso, a abordagem qualitativa e a adoção da entrevista semiestruturada. A amostra foi constituída com 100% dos gerentes sediados na cidade de Belo Horizonte e um coordenador na linha de staff do Instituto. Os encontros foram agendados previamente e as entrevistas integralmente gravadas e transcritas.
Resultados: Como principal resultado, o Instituto possui gerências que estão organizadas para ajudar na ampliação da competitividade das indústrias mineiras e na busca de fortalecer as relações entre os atores tecnológicos. Observou-se que quanto maior a atuação em mercados complexos, dinâmicos e vulneráveis, maior a exigência por serviços e produtos com valor agregado, e indivíduos com formação multidisciplinares, com alto nível de formação educacional.
Conclusões: Conclui-se que a estrutura organizacional do IEL/MG está em consonância com sua meta. As áreas mais sólidas são as gerências de Inteligência Estratégica, de Inovação e de Estágio Empresarial por fazerem parte do ambiente organizacional há mais tempo. A gerência de Estudos Economia está solta na estrutura do IEL e o melhor vínculo seria próximo da presidência da FIEMG; a gerência de Capacitação Empresarial não tem com clareza o que será a sua área, quais os produtos e os serviços que serão o portfólio e quais os perfis profissionais que serão necessários para a realização das atividades por ser a área mais nova no Instituto; para a gerência Centro Internacional de Negócios não importa onde a gerência esteja hierarquicamente subordinada, é preciso de infraestrutura que facilitem a implementação das atividades e que o cliente interno ou externo tenha suas necessidades e demandas atendidas.
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