O Ensino de História Regional no Livro Didático de Mato Grosso do Sul (2005)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2018v24n2p313

Palavras-chave:

Ensino de história, Livro didático, Mato Grosso do Sul

Resumo

Com os objetivos de contribuir para a história regional do Mato Grosso do Sul apresentam-se, neste texto, resultados finais da análise da configuração textual do livro didático, intitulado História do Mato Grosso do Sul (2005), elaborado para o 5º ano do Ensino Fundamental. Por meio de processos de localização, seleção, reunião e ordenação de fontes documentais presentes nos acervos escolares de escolas estaduais do interior de Mato Grosso do Sul, deparamo-nos com o livro aqui analisado. Os resultados da pesquisa demonstram, até o momento, que se trata do único livro produzido nesse estado sobre história regional. Ele propõe uma perspectiva de ensino em história linear, contém 15 capítulos dos quais 12 apresentam uma discussão mais detida sobre a história regional, enquanto os demais se inserem no contexto da história do Brasil. As opções teórico-metodológicas estabelecidas para o desenvolvimento desta pesquisa ancoram-se na abordagem histórica, com base nas contribuições da História Cultural. Por meio da análise tem sido possível compreender, que se trata de um texto adequado, mas com muitos silenciamentos em relação aos habitantes do pantanal, das fronteiras, do centro do estado e das demais etnias existentes na região. O livro também não oferece uma problematização de fontes que conduzam os discentes a uma reflexão de seu papel histórico na sociedade em que vivem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vivianny Bessão de Assis, Universidade Federal Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutora em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professora Adjunta do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Naviraí-MS.

Dennis Rodrigo Damasceno Fernandes, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Mestrando em História Social pela Universidade Estadual de Londrina-PR. Professor de História da Educação Básica no Estado de Mato Grosso do Sul

Referências

BITTENCORT, Circe Maria Fernandes. Ensino de história: fundamentos e métodos. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

BOTO, Carlota. Novas histórias e seus velhos dilemas. Revista USP, São Paulo, n. 23, p. 22-33, 1994.

CHARTIER, Roger. Textos, impressos, leituras. In: CHARTIER, Roger. A história Cultural: entre práticas e representações. Tradução de Maria Manuela Galhardo. Rio de Janeiro: Ed. DIFEL, 1990. p.121-140. (Coleção Memória e Sociedade).

CHARTIER, Roger. Defesa e ilustração da noção de representação. Fronteiras, Dourados, MS, v. 13, n. 24, p.1 5-29, jul./dez. 2011.

GRESSLER, Lori Alice; VASCONCELOS, Luiza Mello; SOUZA, Zélia Peres de. História do Mato Grosso do Sul: 4°. série. São Paulo: FTD: 2005.

HÖFLING, Eloisa de Mattos. Notas para discussão quanto à implementação de programas de governo: em foco o Programa Nacional do Livro Didático. Educação & Sociedade, ano 21, n. 70, p. 159-170, abr./2000.

LE GOFF, Jacques. História e memória. Tradução de Bernardo Leitão. 5. ed. Campinas, SP: Editora UNICAMP, 2003.

MARTINS, Estevão C. de Rezende. História: consciência, pensamento, cultura, ensino. Educar em Revista, Curitiba, n. 42, p. 43-58, out./dez. 2011.

MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Notas sobre linguagem, texto e pesquisa histórica em educação. História da educação, Pelotas, v. 6, p. 69- 77, out. 1999.

MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Os sentidos da alfabetização (São Paulo - 1876/1994). São Paulo: Ed. UNESP; Brasília: MEC/INEP/COMPED, 2000.

MUNAKATA, Kazumi. O livro didático como mercadoria. Pro-posições, Campinas-SP, v. 23, n. 3 (69), p. 51-66, set./dez.. 2012. PROFESSORA entrevistada. Entrevista I. [ago. 2017]. [Entrevista cedida a] Dennis Rodrigo Damasceno Fernandes. Naviraí, 2017. 1 arquivo .mp3 (15 min.).

VALDEZ, Diane; AMARAL, Miriam Bianca do. História de Mato Grosso do Sul, 4º. ou 5º. ano. Curitiba, PR: Base Editora, 2011.

Downloads

Publicado

2018-12-31

Como Citar

Assis, V. B. de, & Fernandes, D. R. D. (2018). O Ensino de História Regional no Livro Didático de Mato Grosso do Sul (2005). História & Ensino, 24(2), 313–336. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2018v24n2p313

Edição

Seção

Dossiê - Avaliação das aprendizagens em História: Práticas, Teorias e Políticas