O princípio da educação especial em Naviraí/MS: professoras que contam a história

Autores

  • Josiane Peres Gonçalves Universidade Federal de Mato Grosso do Sul http://orcid.org/0000-0002-7005-849X
  • Giovani Ferreira Bezerra Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Rute Santos Novais Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2018v24n1p229

Palavras-chave:

Educação Especial, História, Atendimento Educacional Especializado

Resumo

O presente estudo refere-se aos trabalhos iniciais da Educação Especial em Naviraí e visa compreender como era oferecida a educação formal às crianças com deficiência, desde o surgimento do município, em 1963, quando não havia escolas especializadas em atendê-las, até 1986, ano em que surge o Centro de Educação Especial Naviraiense (CEDEN), que atualmente funciona juntamente com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Apresenta um breve histórico de Naviraí, da Educação Especial no Brasil e a legislação que rege a Educação Especial no país. A pesquisa de campo, de natureza qualitativa, foi realizada por meio da gravação de entrevista com duas professoras que trabalharam com salas especiais no período investigado e também contribuíram com a implantação da APAE no município. Os resultados indicam que, embora as primeiras salas de aula tenham surgido em 1958, foi somente em 1976 que houve a implantação de uma sala, anexa à escola municipal Marechal Rondon, voltada ao atendimento de crianças com deficiência, sendo todas matriculadas na mesma turma, apesar de suas especificidades. A formação das duas professoras, para trabalhar com esses alunos, consistia em um curso realizado em Cuiabá, alguns meses antes da abertura da classe especial. Evidencia-se que Naviraí acompanhou o sistema educacional vigente no país, visto que as salas especiais foram implantadas no mesmo período em que começou a surgir, no Brasil, um maior investimento relacionado à educação especial.

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Biografia do Autor

Josiane Peres Gonçalves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus do Pantanal (CPAN/UFMS) 

Giovani Ferreira Bezerra, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Educação pela Universidade da Grande Dourados (UFGD).  Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Câmpus de Naviraí (CPNV). 

Rute Santos Novais, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Câmpus de Naviraí (CPNV).

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Publicado

2018-07-29

Como Citar

Gonçalves, J. P., Ferreira Bezerra, G., & Santos Novais, R. (2018). O princípio da educação especial em Naviraí/MS: professoras que contam a história. História & Ensino, 24(1), 229–254. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2018v24n1p229

Edição

Seção

História da Educação