A Independência do Brasil nos livros didáticos para crianças: uma análise da produção didática entre as décadas de 1970 e 2000
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2017v23n2p155Palavras-chave:
Ensino de História, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Livro didáticoResumo
O livro didático tem se configurado nos últimos tempos como um instrumento central na cultura escolar brasileira. Nesse sentido, nossa investigação dedicou-se a compreender esse material e, mais especificamente, como um conteúdo de História dos anos iniciais do Ensino Fundamental de grande repercussão nacional é apresentado nesses manuais ao longo do tempo. Desse modo, realizamos um levantamento de materiais na biblioteca do livro didático da Universidade de São Paulo no qual abordava-se o tema da Independência do Brasil para o ensino de História de crianças. Esse levantamento resultou em uma análise de cinquenta obras correspondentes a primeira e quarta série do primeiro grau que equivalem hoje ao Ensino Fundamental de primeiro ao quinto ano, entre as décadas de 1970 e 1980. A análise qualitativa desses materiais resultou na seleção de oito obras para a construção de uma interpretação sistematizada referente aos sujeitos históricos, imagens e propostas de atividades. Assim, com esse estudo percebemos permanências e mudanças relativas ao conteúdo em geral. Algumas das permanências são referentes aos métodos mnemônicos e textos curtos com questionários que pretendem obter respostas explícitas e de uma História predominantemente cronológica que não busca problematizar os fatos históricos. Entretanto, as mudanças nos costumes da sociedade e das legislações incidem diretamente na produção desses materiais, como também ao tratamento gráfico do conteúdo e das finalidades educativas para o ensino de História ao longo do período selecionado para o estudo.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1996/lei-9394-20-dezembro-1996-362578-norma-pl.html. Acesso em: 18 out. 2017.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais História e Geografia. Brasília, 1997.
CARVALHO, José Murilo de. A construção da ordem: a elite política imperial. Teatro de sombras: a política imperial. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.
COSTA, Sergio Correa da. As quatro coroas de D. Pedro I. Rio de Janeiro: Gráfica Record Editora, 1968.
CRUBELLIER, Maurice. Manuais de história. In: BURGUIÈRE, André. Dicionário das ciências históricas. Tradução de Henrique de Araújo Mesquita. Rio de Janeiro: Imago, 1993. p. 509-513.
FAVRET, Maria Luiza. Os caminhos de estudos sociais: 4ª Série. São Paulo: Atual, 1996.
JANCSÓ, István. Independência, independências. In: JANCSÓ, István (Org.). Independência: história e historiografia. São Paulo: Hucitec: Fapesp, 2005. p. 17-48.
LUSTOSA, Isabel. D. Pedro I: um herói sem nenhum caráter. São Paulo: Cia. das Letras, 2006.
MARIANO, Maria da Glória Santos; ASSAD, Rosemary Faria. Estudos Sociais: educação e desenvolvimento do senso crítico. São Paulo: Editora do Brasil, 1989. v. 3.
MARQUES, Iolanda. Estudos Sociais estudando o Estado de São Paulo: 4ª Série. São Paulo: IBEP, [197?].
MORENO, Jean Carlos. Quem somos nós? Apropriações e Representações Sobre a(s) Identidade(s) Brasileira(s) em Livros Didáticos de História (1971, 2011). Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2014.
PASSOS, Célia Passos; SILVA, Zineide Silva. Eu gosto de Estudos Sociais: 3ª Série. São Paulo: IBEP, [199?].
PENTEADO, José de Arruda; ISSLER, Bernardo. Estudando São Paulo Estudos Sociais: 3ª Série. São Paulo: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, 1971.
PERUGINE, Erdna; VALLONE, Manuela Diogo. Mundo Mágico: Estudos Sociais – Ciências - Programas de Saúde 3: 1º grau. São Paulo: Ática, 1986.
SILVA, Marcos Antônio da; FONSECA, Selva Guimarães. Ensino de História hoje: errâncias, conquistas e perdas. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 31, n. 60, p. 13-33, 2010.
VESENTINI, José Willian; SILVA, Dora Martins Dias; PÉCORA, Marlene. Vivência e Construção - História e Geografia: 4ª Série. São Paulo: Ática, 2000.
ZAMBONI, Ernesta Zamboni; CASTELLAR, Sonia. História e Geografia: 4ª Série. São Paulo: Atual, 2003
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
História & Ensino adota a licença CC-BY esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.