A educação, o ensino de história e o currículo mínimo do estado do Rio de Janeiro: currículo escrito, em ação e formação de professores

Autores

  • Thiago Rodrigues Nascimento Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ)

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2013v19n2p87

Palavras-chave:

Ensino de História, Currículo Mínimo, Formação de Professores,

Resumo

A educação fluminense enfrenta, atualmente, uma crise. Os professores, a partir de mecanismos coercitivos propostos pela Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC), têm a sua autonomia pedagógica ameaçada. A partir de fevereiro de 2011 começou a ser publicado o currículo mínimo das disciplinas que compõem os ensinos fundamental e médio. O objetivo deste artigo é analisar a construção do currículo mínimo, seus objetivos, o contexto em que foi elaborado e como os professores estão sendo formados (ou não) para trabalhar com esse documento. Discutimos sobre o lugar da História no currículo da rede estadual e o currículo mínimo de História. Tomamos como fonte, além dos documentos normativos elaborados pela SEEDUC, indicadores de avaliações como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e notícias sobre a educação fluminense publicadas em periódicos.

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Biografia do Autor

Thiago Rodrigues Nascimento, Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ)

Mestre em História Social Pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professor regente na Secretaria de Estado do Rio de Janeiro.

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Publicado

2013-09-26

Como Citar

Nascimento, T. R. (2013). A educação, o ensino de história e o currículo mínimo do estado do Rio de Janeiro: currículo escrito, em ação e formação de professores. História & Ensino, 19(2), 87–114. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2013v19n2p87

Edição

Seção

Artigos