Cenários revolucionários em cena: reflexões sobre consciência histórica, transformação social e expectativa em alunos do Ensino Médio.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2013v19n2p115

Palavras-chave:

Ensino de História. Revolução. Expectativa.

Resumo

Considerando a história como uma ferramenta cognitiva de reflexão social no âmbito da educação histórica, propõe-se uma reflexão acerca de uma experiência com alunos de Ensino Médio no Estágio Supervisionado proporcionado pelo curso de graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). O trabalho com cenários de transformação social no início do século XX (notadamente as Revoluções Russa e Mexicana) permitiu questionar as expectativas dos alunos em temas concernentes à coletividade. Que sentidos foram atribuídos a estes passados revolucionários, tais como foram representados e particularizados por adolescentes da segunda metade deste novo milênio? O artigo utiliza-se de uma variedade de materiais escritos realizados para problematizar as próprias construções narrativas empreendidas pelos estudantes, entendidas como manifestações de suas consciências históricas.

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Biografia do Autor

Chrystian Wilson Pereira, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Mestrando em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

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Publicado

2013-09-26

Como Citar

Pereira, C. W. (2013). Cenários revolucionários em cena: reflexões sobre consciência histórica, transformação social e expectativa em alunos do Ensino Médio. História & Ensino, 19(2), 115–130. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2013v19n2p115

Edição

Seção

Artigos