As crônicas coloniais no ensino de história da América

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2011v17n2p235

Palavras-chave:

Representações, Crônicas, Indígenas, Materiais didáticos

Resumo

Este artigo discute os limites e possibilidades no uso das crônicas coloniais como materiais didáticos para o ensino de história da América na educação básica. Trata-se especialmente de crônicas em língua espanhola, escritas nos séculos XVI e XVII, sobre a natureza, os povos indígenas e o processo de conquista e colonização européia da América. Com o objetivo de contribuir na educação escolar para a cidadania crítica, as orientações pedagógicas traçadas neste artigo se baseiam no estudo das representações sociais, das condições de produção dos discursos e nas propostas dos PCNs para o trabalho com eixos temáticos e documentos históricos em sala de aula.

 

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Biografia do Autor

Susane Rodrigues de Oliveira, Universidade de Brasília

Doutora em História pela Universidade de Brasília e docente adjunto nesta mesma instituição na área de Teoria e Metodologia do Ensino de História.

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Publicado

2011-09-09

Como Citar

Oliveira, S. R. de. (2011). As crônicas coloniais no ensino de história da América. História & Ensino, 17(2), 235–256. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2011v17n2p235

Edição

Seção

Artigos