Por um ensino de história indígena em Mato Grosso: o povo Chiquitano na fronteira Brasil/Bolívia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n1p78

Palavras-chave:

Ensino de História, História Indígena, História do Brasil, Povos Chiquitanos, Mato Grosso

Resumo

A partir do questionamento dos estereótipos e padrões forjados em torno do conceito de “índio genérico”, o presente artigo investe na análise das imagens das populações indígenas presentes na “tradição” narrativa eurocentrada dos livros didáticos de História no Brasil, para em seguida adentrar as tramas da história do povo Chiquitano na fronteira Brasil-Bolívia, em Mato Grosso.

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Biografia do Autor

Renilson Rosa Ribeiro, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Pós-doutorado em Educaçao - USP. Doutorado em História Cultural - Unicam. Professor Associado do Departamento de História e do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Leticia Antonia de Queiroz, SEDUC-MT

Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).  Professora da rede estadual de ensino do Estado de Mato Grosso - SEDUC-MT

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Publicado

2020-09-30

Como Citar

Ribeiro, R. R., & Queiroz, L. A. de. (2020). Por um ensino de história indígena em Mato Grosso: o povo Chiquitano na fronteira Brasil/Bolívia. História & Ensino, 26(1), 78–112. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n1p78

Edição

Seção

Artigos