Os processos de constituição dos grupos escolares em Campo Bom, Sapiranga e Novo Hamburgo/RS (1930-1934)
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2021v27n2p239Palabras clave:
Instituições Escolares, Grupo Escolar, Processo de EscolarizaçãoResumen
Nas últimas décadas os estudos locais/regionais têm motivado diferentes pesquisadores. A dimensão regional representa uma possibilidade para ampliar as lentes teóricas diante de uma diversidade empírica de fontes documentais, orais, icnográficas preservada em arquivos públicos e também arquivos pessoais, a partir da perspectiva da História Cultural. Objetivo foi investigar a história de instituições escolares, os processos e práticas de escolarização do ensino primário desenvolvidas nos grupos escolares de Novo Hamburgo, Campo Bom e Sapiranga, três importantes municípios do Vale do Rio dos Sinos, entre 1930-1934. O modelo dos Grupos escolares influenciou concomitantemente na concepção arquitetônica da escola, bem como na composição material, da forma de organização e escolarização.
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