A análise das representações e narrativas sobre a História e Cultura Africana e Afro-Brasileira em livros didáticos do ensino médio em Cuiabá/MT
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n1p119Palavras-chave:
História e cultura africana e afro brasileira, Livro didático, cultura.Resumo
Este artigo pretende apresentar os resultados da pesquisa sobre as coleções de livros didáticos, utilizados nas escolas públicas de Mato Grosso. Para tal selecionamos duas coleções, visando problematizar a abordagem contida nos livros, sobre os usos da narrativa sobre história e cultura africana e afro brasileira. As coleções escolhidas são: História Global de Giberto Cotrim e coleção História: das cavernas ao terceiro milênio, das autoras Patrícia Ramos Braick e Myriam Becho Mota, ambas aprovadas pelo PNLD 2012 e destinadas ao público do Ensino Médio. A escolha destas coleções se deu principalmente, por apresentar em seus editoriais a discussão sobre história e cultura africana e afro brasileira. Assim, fundamentamos a análise pela perspectiva teórico metodológica sobre os livros didáticos, sobre cultura e sobre a discussão da lei 10.639/2003.Métricas
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