A renascença de Michelet a tarefa pedagógica do historiador diante de seu povo

Autores/as

  • Gabriela Rizo Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2000v6n0p187

Palabras clave:

Jules Michelet, Lucien Febvre, Renascença, Historiografia romântica, Ação pedagógica.

Resumen

Através dos conceitos de Renascimento e de Povo, na obra de Jules Michelet, é possível observar a coligação entre a atividade do historiador e a produção de uma escrita da história que visa ser responsável e útil à vida. Este artigo procura refletir acerca da manifestação do historicismo romântico em Michelet, bem como sua idealização do historiador enquanto pedagogo, capaz de ensinar a auto-estima e a valorização da tradição.

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Biografía del autor/a

Gabriela Rizo, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Citas

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Publicado

2000-06-28

Cómo citar

Rizo, G. (2000). A renascença de Michelet a tarefa pedagógica do historiador diante de seu povo. História & Ensino, 6, 187–198. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2000v6n0p187

Número

Sección

Artigos