Os manuais de educação e o debate sobre a infância na segunda metade do século XIX, no Brasil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2000v6n0p57

Palabras clave:

História da criança, Educação, Infância, Habitus.

Resumen

Pretendo demonstrar que com consolidação do Estado Imperial, no Brasil, a educação e a instrução das crianças pertencentes à elite assumiriam o papel estratégico de introduzir um habitus civilizado nas famílias da boa sociedade. Neste processo, os manuais de educação atuaram como veículos de disseminação dos novos modelos de comportamento que iriam preparar os futuros cidadãos.

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Biografía del autor/a

Mariana de Aguiar Ferreira Muaze, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Mestre em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

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Publicado

2000-06-28

Cómo citar

Muaze, M. de A. F. (2000). Os manuais de educação e o debate sobre a infância na segunda metade do século XIX, no Brasil. História & Ensino, 6, 57–71. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2000v6n0p57

Número

Sección

Artigos