O trabalho como fundamento para a transformação da concepção de tempo formada a partir do livro didático de história
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2005v11n0p115Palabras clave:
Ensino de história, Livro didático, Tempo histórico, Trabalho.Resumen
Neste artigo o objetivo central é apresentar uma proposta para o Ensino de História que considere as relações sócio-históricas efetivas durante o processo de ensino-aprendizagem da História. A partir do pressuposto defendido, os conteúdos escolares contidos no livro didático, dentre eles o tempo, precisam considerar as características sócio-históricas das sociedades estudadas. Para que isto ocorra, o trabalho e o tempo histórico precisam estar caracterizados como eixos, pelos quais a análise histórica deve ocorrer.
Descargas
Citas
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: história, geografia. Brasília: MEC/SEF, 1997. 166 p.
COSTA, B. C. G. Educação dos sentidos: a mediação tecnológica e os efeitos da estetização da realidade. In: PUCCI, B.; LASTÓRIA, L. A. C. N.; COSTA, B. C. G. (Orgs.). Tecnologia, cultura e formação ... aindaAuschwitz. São Paulo: Cortez, 2003. p. 115-128.
FONSECA, S. G. Didática e prática do ensino de história: experiências, reflexões e aprendizados. Campinas: Papirus, 2003.
MARX, K. O capital. São Paulo: Difel, 1984, Livro 1, v. L
PALANGANA, I. C. Desenvolvimento e aprendizagem em Piaget eVygotsky: a relevância do social. 3. ed. São Paulo: Summus, 2001.
PALANGANA, I. C. Individualidade: afirmação e negação na sociedade capitalista. São Paulo: Plexus, 1998.
RAMOS, C. A. História e reificação temporal. Questões e Debates, Curitiba, ano 2, n. 2, p. 37-62, jun. 1981.
REIS, J. C. Tempo, história e evasão. Campinas: Papirus, 1994.
THOMPSON, E. P. O tempo, a disciplina do trabalho e o capitalismo. In: SILVA, T. T. (org.). Trabalho, educação e prática social: por uma teoria da formação humana. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.
VARELA, S. A concepção de tempo no livro didático de história propagado (r) pela lógica do mercado. 2004.224 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2004.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
História & Ensino adota a licença CC-BY esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.