Notas exploratórias sobre a mídia cinemática no ensino de história na cidade do Rio Grande/ RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2021v27n1p241

Palavras-chave:

Mídia cinemática, Professores de história, Ensino de história, Escolas públicas

Resumo

O presente trabalho, visa apresentar algumas notas exploratórias sobre a dissertação de Mestrado titulada: [...] A mesma teve como problemática, compreender quais as concepções sobre mídias cinemáticas e o seu papel no ensino, são percebidas nos trabalhos realizados por professores no ensino de História na cidade do Rio Grande/RS, Brasil. O material empírico foi pautado em questionários semiestruturados respondidos por vinte e seis professores da rede básica de ensino e, também, por narrativas orais. A fundamentação teórica está ancorada em autores como Ferro (2010), Carmo (2012) e Fonseca (2012) para o qual a utilização destes “produtos culturais” na sala de aula podem levar o estudante a se envolver mais com as aprendizagens, mediante processos investigativos e “mais vivos”. Desta forma, constatamos que o cinema como mobilizador de aprendizagens, favorece um espaço propício para discussão e construção de novos conhecimentos, mediante a reflexão, a curiosidade e a criticidade dos estudantes. 

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Biografia do Autor

Luiz Paulo da Silva Soares, Universidade Federal de Pelotas

Doutorando em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pelotas - UFPEL. Professor da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2021-08-16

Como Citar

Soares, L. P. da S. (2021). Notas exploratórias sobre a mídia cinemática no ensino de história na cidade do Rio Grande/ RS. História & Ensino, 27(1), 241–260. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2021v27n1p241

Edição

Seção

Artigos