Black representations in “História: Sociedade & Cidadania” teaching manuals

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2021v27n1p195

Keywords:

Textbooks, Black, Ethnic racial education, África

Abstract

The main objective of this article is to reflect on the representations of the Negro in the History Handbook of the 6th to 8th of the collection “History: Society &Citizenship”.This Collection was more receptive to history teachers in the municipal school system of Campo Grande / MatoGrosso do Sul in the last choice of books by the National Textbook Plan.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Giovanni França Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Master in Border Studies from Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Researcher Group for Studies and Research on Teaching History at the Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Andrea de Souza Ferrão, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Master in Border Studies from the Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

References

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Produção didática de História: trajetórias de pesquisas. Revista de História, São Paulo, n. 164, p. 487-516, jan./jun. 2011.

BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História: sociedade & Cidadania, 6°ano. 3. ed. São Paulo: FTD, 2015a.

BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História: sociedade & Cidadania, 7°ano. 3. ed. São Paulo: FTD, 2015b.

BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História: sociedade & Cidadania, 8°ano. 3. ed. São Paulo: FTD, 2015c.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Brasília: MEC, 2004.

BRASIL. Lei n. 10.639, de 9 de Janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, 2003.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de Dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Presidência da República, 1996.

BRASIL. Lei n. 11.645, de 10 Março de 2008.Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.Brasília: Presidência da República, 2008.

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular: educação é a base. Brasília: MEC, [2018]. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 05.jan.2021.

CAIMI,Flávia Eloisa. O que sabemos (e o que não sabemos) sobre o livro didático de história: estado do conhecimento, tendências e perspectivas. In: GALZERANI, Maria Carolina Bovério; BUENO, João Batista Gonçalves;

PINTO JÚNIOR, Arnaldo (org.). Paisagens da pesquisa contemporânea sobre o livro didático de história. Jundiaí: Paco Editorial, 2013. v. 1, p. 35-52.

CHARTIER, Roger. À beira da falésia: a história entre incertezas e inquietudes. Porto alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2002.

CHOPPIN, Alain. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.3, p. 549-566, set./dez. 2004.

CHOPPIN, Alain. O historiador e o livro escolar. História da Educação. (FAE/UFPel), Pelotas, n. 11, p. 5-24, abr. 2002.

CHOPPIN, Alain.Políticas dos livros escolares no mundo: perspectiva comparativa e histórica. História da Educação, Pelotas, v. 12, n. 24, p. 9-28, jan./abr. 2008.

FNDE – FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO. Programas do livro. Brasília: FNDE, [2017]. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/index.php/programas/programas-do-livro/pnld/dados-estatisticos. Acesso em: 05.jan.2021.

GEVAERD, Rosi Terezinha Ferrarini. A ideia de escravidão presente na narrativa de manuais didáticos de história. Hist. R., Goiânia, v. 17, n. 1, p. 105-120, 2012.

MARQUES, Eugenia Portela Siqueira; CALDERONI, Valeria Aparecida Mendonça. Os deslocamentos epistêmicos trazidos pelas leis 10.639/2003 e 11.645/2008: possibilidades de subversão à colonialidade do currículo escolar. Opsis, Catalão, v. 16, p. 299-315, 2016.

MORAES, Luciene M. S.; MORAES, Wallace dos Santos. A revolta dos malês nos livros didáticos de história e a lei 10.639/2003: uma análise a partir da epistemologia social escolar. In: MONTEIRO, Ana Maria;

GABRIEL, Carmen Teresa, ARAÚJO, Cinthia Monteiro de; COSTA, Warley da (org.). Pesquisa em ensino de história: entre desafios epistemológicos e apostas políticas.Rio de Janeiro: Mauad X: FAPERJ, 2014.v. 1, p.209-225.

MUNANGA, Kabengele. Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia. Cadernos PENESB, Rio de janeiro, n.5, p. 15-34, 2004.

OLIVA, Anderson Ribeiro. Reflexos atlânticos:representações e ideias sobre a África contemporânea nos manuais escolares em Portugal (1995-2005). In: MAGALHÃES, Sônia Maria de; SILVA, Maria da Conceição (org.). Ensino de história: aprendizagens, políticas públicas e materiais didáticos.Goiânia: PUC Goiás, 2012. v. 1, p. 179-203.

PEREIRA, AmilcarAraujo. “Por uma autêntica democracia racial!”: os movimentos negros nas escolas e nos currículos de história. Revista História Hoje, São Paulo, v. 1, p. 111-128, 2012.

PEREIRA, AmilcarAraujo. O movimento negro brasileiro e a lei nº 10.639/2003: da criação aos desafios. Revista Contemporânea de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 22, ago./dez. 2016.

QUEIROZ, Suely Robles Reis de. Escravidão negra em debate. In:
FREITAS, Marcos Cézar (org.). Historiografia brasileira em perspectiva. Bragança: Universidade São Francisco: Contexto, 1998.v. 1, p. 103-118.

SQUINELO, Ana Paula; BARCA, Isabel; SOLÉ, Glória. O conceito -escravidão- nos manuais didáticos de história: diálogos, itinerários e narrativas em Brasil e Portugal. História & Ensino, Londrina, v. 24, p. 55-85, 2018.

SQUINELO, A. P. (2016). Concepções historiográficas e ensino de história: a Guerra do Paraguai nas coleções didáticas Projeto Radix: História e História, Sociedade & Cidadania (PNLD 2014). Diálogos, v. 19, n. 3, p. 1121-1139.

Published

2021-08-16

How to Cite

Oliveira, G. F., & Ferrão, A. de S. (2021). Black representations in “História: Sociedade & Cidadania” teaching manuals. História & Ensino, 27(1), 195–223. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2021v27n1p195

Issue

Section

Artigos