História: demandas e desafios do tempo presente - Produção Acadêmica, Ensino de História e Formação Docente

Autores/as

  • Karla Andrezza Vieira Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n2p475

Palabras clave:

Ensino de História, História do Tempo Presente, Formação Docente

Resumen

Resenha do livro supracitado. Trata-se de um esforço coletivo de pesquisadores associados a diferentes instituições que lidam com o ensino de História e que estão dispostos a refletir sobre a importância da disciplina diante das reformas educacionais. Foco do texto: Produção acadêmica e seus diálogos com a Educação Básica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Karla Andrezza Vieira, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutoranda em História do PPGH da Universidade do Estado de Santa Catarina. Professora de História da Educação Básica da rede estadual de SC.

Citas

ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de. Fazer defeitos nas memórias: para que servem o ensino e a escrita da história? In: GONÇALVES, Márcia de Almeida et al. (org.). Qual o valor da história hoje?. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2012. p. 21-39.

KOSELLECK, Reinhart. Estratos do tempo: estudos sobre história. Rio e Janeiro: Contraponto: Editora PUC-Rio, 2014.

RICOEUR, Paul. O passado tinha um futuro. In: MORIN, Edgar (org.). A Religação dos saberes: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.

RÜSEN, Jörn. Didática da história: passado, presente e perspectiva a partir do caso alemão. In: SCHMIDT, Maria Auxiliadora; BARCA, Isabel; MARTINS, Estevão de Rezende (org). Jörn Rüsen e o ensino de história. Curitiba: Ed. UFPR, 2011.

RÜSEN, Jörn. Contribuições para uma teoria da didática da história. Curitiba: W & A Editores, 2016.

Publicado

2019-12-01

Cómo citar

Vieira, K. A. (2019). História: demandas e desafios do tempo presente - Produção Acadêmica, Ensino de História e Formação Docente. História & Ensino, 25(2), 475–480. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n2p475

Número

Sección

Resenhas