Narrativas de Professoras sobre textos impressos e virtuais no Ensino de História para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2018v24n2p197Palavras-chave:
Narrativas de professores, Ensino de História, Aprendizagem histórica, Anos IniciaisResumo
O movimento cognitivo do sujeito para a narrativa de seu percurso e projeto gera a construção de uma ‘figura de si’ onde se anuncia como sujeito de uma história da qual é o autor e articulador das dimensões do presente, do passado e do futuro. Nesta perspectiva, para a produção de depoimento-documento por 15 professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de Londrina, optamos pela proposição dos ateliês biográficos de Delory- Momberger (2008). Este exercício de comunicação intercultural propiciou o reconhecimento do sentido atribuído aos textos virtuais na relação com textos impressos para o Ensino de História, onde constatamos que os livros utilizados para o Ensino de História ao serem transformados em textos eletrônicos são superestimados na ausência da consideração de que não é o suporte dado ao livro (impresso ou eletrônico) que gerará melhores abordagens e/ou ampliará seu potencial para a aprendizagem histórica nos Anos Iniciais.
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