Narrativas de Professoras sobre textos impressos e virtuais no Ensino de História para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2018v24n2p197

Palavras-chave:

Narrativas de professores, Ensino de História, Aprendizagem histórica, Anos Iniciais

Resumo

O movimento cognitivo do sujeito para a narrativa de seu percurso e projeto gera a construção de uma ‘figura de si’ onde se anuncia como sujeito de uma história da qual é o autor e articulador das dimensões do presente, do passado e do futuro. Nesta perspectiva, para a produção de depoimento-documento por 15 professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de Londrina, optamos pela proposição dos ateliês biográficos de Delory- Momberger (2008). Este exercício de comunicação intercultural propiciou o reconhecimento do sentido atribuído aos textos virtuais na relação com textos impressos para o Ensino de História, onde constatamos que os livros utilizados para o Ensino de História ao serem transformados em textos eletrônicos são superestimados na ausência da consideração de que não é o suporte dado ao livro (impresso ou eletrônico) que gerará melhores abordagens e/ou ampliará seu potencial para a aprendizagem histórica nos Anos Iniciais.

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Biografia do Autor

Magda Madalena Tuma, Universidade de São Paulo

Doutora em Educação pela UNICAMP. Professora Associada do Departamento de Educação da UEL.

Kátia Maria Abud, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em História pela USP. Docente do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da USP.

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Publicado

2018-12-31

Como Citar

Tuma, M. M., & Abud, K. M. (2018). Narrativas de Professoras sobre textos impressos e virtuais no Ensino de História para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. História & Ensino, 24(2), 197–216. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2018v24n2p197

Edição

Seção

Dossiê - Avaliação das aprendizagens em História: Práticas, Teorias e Políticas