The brazilian indian identity though images from history textbook
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n2p449Keywords:
Textbook, Images, Indian identity.Abstract
This paper analyzes the identity assigned and tied to the Brazilian Indian through images - illustrations, photographs and paintings - in the collection of History textbooks by the author Alfredo Boulos Júnior, adopted in the Textbook National Program (Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)) of 2018 to high school. We aim to answer the following questions: How is the Brazilian Indian represented in the textbooks through images? What/Which identity/ies is/are possible to observe from those images? The choice of the collection above mentioned is justified by the fact that it is the most taken by the PNLD of 2018, according to the statistic data provided by National Education Fund (Fundo Nacional de Educação (FNDE)), as well as it is during the school teaching that the concept of the Indian is built, which is presented, mainly through the textbook (CHOPPIN, 2004). The present study used the concept of identity from Stuart Hall (2006), the concept of textbook by Egil Borre Johnsen (1996) and Allain Chopin (2004), and the questioning of image by Peter Burke (2004). We observed that in every image of that collection, except one, the Indian is presented wearing a headdress, with no clothes in the upper limbs and with the body painted. In this context, the iconographies are generic, presenting the Indian ethnicities as if they shared of the same identification and culture. Therefore, in the collection História, Sociedade e Cidadania (History, Society & Citizenry), the images of the Indian do not represent their complexity, highlighting identity elements that consider the "genuine Indian", without interferences of other cultures, as the originator of Brazilian nation, building and preserving a national identity, nationality, culture and ideology.Downloads
Download data is not yet available.
References
ANDERSON, Benedict. As origens da consciência nacional. In: ANDERSON, Benedict. Nação e consciência nacional. São Paulo: Ática, 1989. p. 46-56. Disponível em: https://pt.scribd.com/doc/75948005/Nacao-e-ConscienciaNacional-Atica-ANDERSON-B. Acesso em: 13 abr. 2018.
BELO, André. História & leitura. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
BITTENCOURT, Circe. Livro didático e saber escolar (1810-1910). Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.
BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História, sociedade & cidadania: 1° ano do ensino médio. 2. ed. São Paulo: FTD, 2016a.
BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História, sociedade & cidadania: 2° ano do ensino médio. 2. ed. São Paulo: FTD, 2016b.
BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História, sociedade & cidadania: 3° ano do ensino médio. 2. ed. São Paulo: FTD, 2016c.
BRASIL. Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei n°. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no. 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade a temática "História e Cultura AfroBrasileira, Africana e Indígena". Brasília, Presidência da República, 2008.
BRASIL. Ministério da Educação. Edital de convocação para o processo de inscrição e avaliação de obras didáticas para o programa nacional do livro didático PNLD 2018. Brasília: MEC, 2015.
BURKE, Peter. Testemunha ocular: história e imagem. Bauru, SP: EDUSC, 2004. CAMINHA, Pero Vaz. A carta de Pero Vaz de Caminha. Biblioteca Nacional: RJ, Disponível em: http://objdigital.bn.br/Acervo_Digital/Livros_eletronicos/carta.pdf, acesso em 28/01/2020.
CASSIANO, Célia Cristina de Figueiredo. O mercado do livro didático no Brasil: da criação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) à entrada do capital internacional espanhol (1985-2007). 2007. 252 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2007.
CHOPPIN, Alain. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 3, p. 549-566, set./dez. 2004.
CUNHA, Manuela Carneiro. Política indigenista no século XIX. In: CUNHA, Manuela Carneiro (org.). História dos índios no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras: Secretaria Municipal de Cultura: FAPESP, 1992. P. 131-154.
GRUPIONI, Luís Donisete Benzi. Livros didáticos e fontes de informações sobre as sociedades indígenas no Brasil. In: SILVA, Aracy Lopes da; GRUPIONI, Luís Donizete Benzi (org.). A temática indígena na escola: novos subsídios para professores de 1° e 2º graus. Brasília: MEC: UNESCO, 1995. p. 481-526.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006. IBGE. Indígenas: gráficos e tabelas. 2018. Disponível em: https://indigenas.ibge.gov.br/graficos-e-tabelas-2.html. Acesso em: 13 abr. 2018.
JOHNSEN, Egil Borre. Libros de texto en el calidoscópio: estúdio crítico de la literatura y la investigación sobre los textos escolares. Barcelona: Ediciones Pomares, 1996.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. Campinas: Ed. Papirus, 2006.
MARTINS, Daniel Valério Martins. Comunidade indígena Jenipapó-Kanidé: o processo de aculturação através da educação multicultural e diferenciada utilizada como ferramenta para o desenvolvimento. 2012. 106 f. Dissertação (Mestrado Interuniversitário em Antropologia Ibero-americana) - Universidade de Salamanca, Salamanca, España, 2012.
SACRISTÁN, Gimeno; GÓMEZ, Péres. Compreender e transformar o ensino. 4º ed. São Paulo: Artmed, 1998.
SILVA, Phábio Rocha da. (In)visibilidade indígena no livro didático de história do ensino médio. In: ENCONTRO DE HISTÓRIA DA ANPUH-RIO: SABERES E PRÁTICAS CIENTÍFICAS. 2014, RIO DE JANEIRO. Anais [...]. Rio de Janeiro: Anpuh-Rio, 2014. p. 1-15.
BELO, André. História & leitura. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
BITTENCOURT, Circe. Livro didático e saber escolar (1810-1910). Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.
BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História, sociedade & cidadania: 1° ano do ensino médio. 2. ed. São Paulo: FTD, 2016a.
BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História, sociedade & cidadania: 2° ano do ensino médio. 2. ed. São Paulo: FTD, 2016b.
BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História, sociedade & cidadania: 3° ano do ensino médio. 2. ed. São Paulo: FTD, 2016c.
BRASIL. Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei n°. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no. 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade a temática "História e Cultura AfroBrasileira, Africana e Indígena". Brasília, Presidência da República, 2008.
BRASIL. Ministério da Educação. Edital de convocação para o processo de inscrição e avaliação de obras didáticas para o programa nacional do livro didático PNLD 2018. Brasília: MEC, 2015.
BURKE, Peter. Testemunha ocular: história e imagem. Bauru, SP: EDUSC, 2004. CAMINHA, Pero Vaz. A carta de Pero Vaz de Caminha. Biblioteca Nacional: RJ, Disponível em: http://objdigital.bn.br/Acervo_Digital/Livros_eletronicos/carta.pdf, acesso em 28/01/2020.
CASSIANO, Célia Cristina de Figueiredo. O mercado do livro didático no Brasil: da criação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) à entrada do capital internacional espanhol (1985-2007). 2007. 252 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2007.
CHOPPIN, Alain. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 3, p. 549-566, set./dez. 2004.
CUNHA, Manuela Carneiro. Política indigenista no século XIX. In: CUNHA, Manuela Carneiro (org.). História dos índios no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras: Secretaria Municipal de Cultura: FAPESP, 1992. P. 131-154.
GRUPIONI, Luís Donisete Benzi. Livros didáticos e fontes de informações sobre as sociedades indígenas no Brasil. In: SILVA, Aracy Lopes da; GRUPIONI, Luís Donizete Benzi (org.). A temática indígena na escola: novos subsídios para professores de 1° e 2º graus. Brasília: MEC: UNESCO, 1995. p. 481-526.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006. IBGE. Indígenas: gráficos e tabelas. 2018. Disponível em: https://indigenas.ibge.gov.br/graficos-e-tabelas-2.html. Acesso em: 13 abr. 2018.
JOHNSEN, Egil Borre. Libros de texto en el calidoscópio: estúdio crítico de la literatura y la investigación sobre los textos escolares. Barcelona: Ediciones Pomares, 1996.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. Campinas: Ed. Papirus, 2006.
MARTINS, Daniel Valério Martins. Comunidade indígena Jenipapó-Kanidé: o processo de aculturação através da educação multicultural e diferenciada utilizada como ferramenta para o desenvolvimento. 2012. 106 f. Dissertação (Mestrado Interuniversitário em Antropologia Ibero-americana) - Universidade de Salamanca, Salamanca, España, 2012.
SACRISTÁN, Gimeno; GÓMEZ, Péres. Compreender e transformar o ensino. 4º ed. São Paulo: Artmed, 1998.
SILVA, Phábio Rocha da. (In)visibilidade indígena no livro didático de história do ensino médio. In: ENCONTRO DE HISTÓRIA DA ANPUH-RIO: SABERES E PRÁTICAS CIENTÍFICAS. 2014, RIO DE JANEIRO. Anais [...]. Rio de Janeiro: Anpuh-Rio, 2014. p. 1-15.
Downloads
Published
2019-12-01
How to Cite
Santos, N. N. de B. (2019). The brazilian indian identity though images from history textbook. História & Ensino, 25(2), 449–473. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n2p449
Issue
Section
Laboratório (artigo)
License
Copyright (c) 2020 História & Ensino

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
História & Ensino adota a licença CC-BY esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
















