Por que pesquisar-ensinar história sob a perspectiva das relações de gênero?

Authors

  • Andréa Ferreira Delgado Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.1997v3n0p37

Keywords:

History teaching, Genre, Power, Daily.

Abstract

Este artigo tem por objetivo discutir o ensino de história a partir da inserção da categoria "gênero", apresentando alguns pressupostos teóricos e relatando uma experiência didático-pedagógica.

 

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Andréa Ferreira Delgado, Universidade Federal de Goiás

Professor at the Center for Teaching and Research Applied to Education (CEPAE) Universidade Federal de Goiás

References

ALENCAR et. aI. Brasil Vivo. Petrópolis: Vozes, 1990. v.1

CORALlNA, C. Poemas dos becos de Goiás e estórias mais. Goiânia: UFG, 1987.

CORALlNA, C. Vintém de cobre - meias confissões de Aninha. Goiânia: UFG, 1987.

DELGADO, A.. Cora Coralina: a construção de uma mulhermonumento. Relatório de Pesquisa. Goiânia, 1996. (mimeo.)

DIAS, M. O. Quotidiano e poder em São Paulo no século XIX São Paulo: Brasiliense, 1984

DIAS, M. O. Teoria e método dos estudos feministas: perspectiva histórica e hermenêutica do cotidiano. In: UMA questão de gênero. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1992.

FOUCAULT, M. EI sujecto y el poder. Revista Mexicana de Sociologia, México, n. 15, 1988.

FOUCAULT, M. História da sexualidade: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1985.

HAHNER, J. A mulher no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.

MATTOS, M. I. Gênero: questões e influências. História, Portugal, n.18, ano XVIII, mar. 1996.

MESGRAVIS, L. O Brasil nos primeiros séculos. São Paulo: Contexto, 1994.

MOTT, M. L. Submissão e Resistência. A mulher na luta contra a escravidão. São Paulo: Contexto, 1988.

PERROT, M. Os excluídos da história: operários, mulheres e prisioneiros. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

PRIORE, M. A mulher na história do Brasil. São Paulo: Contexto, 1994.

PRIORE, M. Ao Sul do Corpo: condição feminina, maternidade e mentalidades no Brasil Colônia. Rio de janeiro: J.Olympio, 1993.

SCOTT, J. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 16, 1990.

Published

1997-07-26

How to Cite

Delgado, A. F. (1997). Por que pesquisar-ensinar história sob a perspectiva das relações de gênero?. História & Ensino, 3, 37–45. https://doi.org/10.5433/2238-3018.1997v3n0p37

Issue

Section

Artigos